Na edição #120 do Sagres Internacional, o jornalista Rubens Salomão e o professor de história e geopolítica Norberto Salomão conversam sobre os 20 anos da Guerra do Afeganistão. Além disso, analisam a fala do novo presidente do Equador, Guillermo Lasso após tomar posse nessa segunda-feira (24). Neste episódio, também foram abordados a Covid-19 no Japão, genocídio na Namíbia e a reeleição de Bashar Al-Assad na Síria.

Abre Aspas

O Abre Aspas da semana é para o presidente do Equador, Guillermo Lasso, que tomou posse na segunda-feira (24). Ele é de centro-direita e ex-banqueiro, sendo eleito nas eleições de abril no 2º turno após derrotar o rival Andrés Arauz. No discurso, Guillermo afirmou que “traíram o princípio fundamental” e que nesse novo ciclo que se inicia (até 2025) terminará a era dos caudilhos

“Em meio à nossa história incessante, cederam à pior das atividades políticas: a tentação autoritária. Trabalharam pelo absurdo oculto dos caudilhos. Aquele Messias que, supostamente, sabe de tudo. O que está bem e o que está mal. O que nos convém e o que nos prejudica. Um iluminado que pensa por todos, que tem todas a perguntas e também todas as respostas. Nunca poderia aceitar que este país nasceu como uma república democrática e seu destino é viver para sempre como uma república democrática. Mas tudo isso muda neste 24 de maio”.

Tema do Dia

O tema central do Sagres Internacional é a Guerra no Afeganistão que durou 20 anos, isso porque o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, exigiu que os soldados americanos – cerca de 3 mil – comecem a deixar o país asiático até o dia 11 de setembro. O Reino Unido tomou a mesma decisão. Com um número relativamente menor de militares, 750, eles também deverão deixar em breve o Afeganistão.

A data 11 de setembro foi escolhida em referência ao famoso ataque, que aconteceu no mesmo dia em 2001, no World Trade Center nos Estados Unidos, planejado pelo grupo terrorista afegão Al-Qaeda. Na ocasião, 3 mil pessoas morreram e mais de 6 mil ficaram feridas. Algumas pessoas sofrem até hoje com as consequências do ataque.

Outros temas abordados neste edição

  • Japão prorroga estado de emergência contra Covid-19 em Tóquio;
  • Alemanha reconhece que cometeu genocídio na Namíbia;
  • Bashar Al-Assad é reeleito presidente da Síria com 95% dos votos; eleições, em votos de papel, foram marcadas por boicotes.

Músicas tocadas nesta edição

This Is War – 30 Seconds to Mars

Afghan Pesarak – Aryana Sayeed

Brides For Sale – Sonita Alizadeh

Música mais tocada no Canadá

Butter – BTS

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Unialfa sob a supervisão do jornalista Denys de Freitas.