No Sagres Internacional #126, o jornalista Rubens Salomão e o professor de história e geopolítica Norberto Salomão conversam sobre a Etiópia e seus conflitos. Além disso, analisam os protestos em Cuba. Devido as péssimas condições do país, agravadas pela Covid-19, o presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel convocou manifestações a favor do regime. Confira ainda outros temas que foram destaque no mundo na última semana.

Abre aspas

Cubanos foram às ruas protestar contra as péssimas condições de vida no país, agravadas pela pior onda de covid-19 nesta pandemia. Também abrimos aspas para o presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel, que convocou manifestações a favor do regime.

“Não vamos admitir que nenhum contra-revolucionário, mercenário, vendido ao governo dos EUA, vendido ao império, recebendo dinheiro das agências, deixando-se levar por todas essas estratégias de subversão ideológica, provoque uma desestabilização em nosso país. Haverá uma resposta revolucionária. Convocamos todos os revolucionários do país, todos os comunistas, a tomarem as ruas em qualquer lugar essas provocações ocorrerem. Hoje, a partir de agora, e em todos os dias seguintes”.

Em Cuba, a pandemia da Covid-19 é apenas o mais recente em uma série de motivos para a prolongada disfunção econômica da ilha, fincada em duas raízes: as fracassadas políticas do Governo e o seu enfrentamento aberto com os Estados Unidos. Começou com uma reestruturação da agricultura e foi se intensificando com a redução na demanda por médicos cubanos em países aliados, um corte na ajuda venezuelana e novas restrições financeiras e migratórias por parte de Washington. O resultado é a pior crise no país caribenho em quase 30 anos.

Tema do Dia

Nesta edição #126 traz a Etiópia: uma história de resistências e conflitos. Após a oração do Angelus, no domingo, 13 de junho, o Papa Francisco rezou pela “grave crise humanitária que expõe os mais pobres à fome” na região de Tigray, na Etiópia.

“São próximos da população da região de Tigray, na Etiópia, atingida por uma crise humanitária que expõe os mais pobres. Há hoje fome para as famílias. Vamor orar juntos, para que acabe imediatamente a violências e seja garantida toda a assistência alimentar e sanitária”, disse o Papa.

Após a oração do Angelus, no domingo, 13 de junho, o Papa Francisco rezou pela “grave crise humanitária que expõe os mais pobres à fome” na região de Tigray, na Etiópia.

O conflito armado começou em novembro do ano passado, quando o governo etíope lançou uma ofensiva militar contra a Frente da Libertação do Povo Tigray (FLPT), uma organização paramilitar – e partido político –, também considerada terrorista por organizações internacionais.

Hachalu Hundessa, foi um cantor etíope, compositor e ativista dos direitos civis. Hundessa desempenhou um papel significativo nos protestos Oromo de 2015–16 que levaram Abiy Ahmed a assumir o comando do Partido Democrático Oromo e da Frente Democrática Revolucionária do Povo Etíope, tornando – se posteriormente primeiro-ministro da Etiópia em 2018 .

Hundessa foi baleado na noite de 29 de junho de 2020 na área dos Condomínios Gelan em Addis Abeba. A morte de Hundessa gerou protestos em toda a região de Oromia , levando à morte de aproximadamente 160 pessoas nas manifestações em Adama.

Todo os anos, milhares de imigrantes da Etiópia trilham o caminho de mais de 2 mil km entre seu país e a Arábia Saudita. No percurso, enfrentam os perigos de atravessar montanhas, desertos, o Mar Vermelho e uma zona de guerra no Iêmen.

O partido no poder na Etiópia venceu as recentes eleições parlamentares por grande maioria, anunciou a Comissão Eleitoral, abrindo caminho para um novo mandato para o primeiro-ministro Abiy Ahmed. A eleição havia sido realizada em 21 de junho deste ano.

O jovem primeiro-ministro, de 44 anos, acrescentou que seu Partido da Prosperidade (PP) estava “feliz por ter sido escolhido pela vontade do povo para governar o país”.

Outros temas abordados nesta edição

  • Tempestade na Alemanha tem padrão consistente com eventos ligados ao aquecimento global, mas por que a Ciência não conseguiu prever inundações;
  • Merkel se reúne com Biden para tentar resolver divergências entre EUA e Alemanha após era Trump;
  • Brasil receberá US$ 15 bilhões pelo pacote de liquidez do FMI.

Músicas tocadas nesta edição

Hachalu Hundessa – Maal Mallisaa

Mulatu Astatke – Timeless

Neway Debebe – Yetekimit Abeba

GiGi (Ejigayehu Shibabaw)

Rauw Alejandro – Todo de Ti

Ananda Leonel é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Unialfa sob supervisão do jornalista Tandara Reis.