Sagres Internacional #169 analisa o anúncio do governo dos Estados Unidos, nesta semana, que vai aliviar algumas das sanções impostas à economia da Venezuela, punições que foram estabelecidas em resposta ao que Washington considera ações antidemocráticas do regime de Nicolás Maduro. A medida acontece, de acordo com altos funcionários da gestão Biden, a pedido da oposição venezuelana, liderada por Juan Guaidó, que os americanos reconhecem como presidente interino do país.

Ouça o programa em formato de podcast:

Ouça “Sagres Internacional #169 | EUA e Venezuela: A flexibilização das sanções” no Spreaker.

Abre aspas

O SI #169 abre aspas para a ministra das Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, que anunciou a ‘intenção de apresentar uma legislação nas próximas semanas para estabelecer mudanças ao protocolo’ norte-irlandês, durante discurso no parlamento britânico. Abre aspas para a ministra das Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss.

“Eu estou anunciando nossa intenção de apresentar uma nova legislação nas próximas semanas para fazer mudanças no protocolo. Nossas preferências continuam sendo uma solução negociada com a União Europeia. No entanto, para responder à grave e séria situação na Irlanda do Norte, nós estamos certos de que há uma necessidade de agir para assegurar que as instituições possam ser restauradas o mais rápido possível. O governo está decidido de que avançarmos com o projeto é coerente com nossas obrigações na lei internacional e em apoio às nossas obrigações prévias estabelecidas no Acordo de Belfast. Não estamos falando em demolir o protocolo. Nossa intenção é melhorar com base nos objetivos do protocolo.”

Você confere também:

  • Governo britânico anuncia plano unilateral em relação a Irlanda do Norte
  • Turquia diz a membros da Otan que não aprovará entrada de Finlândia e Suécia
  • Rússia diz que negociações de paz com a Ucrânia não estão avançando
  • Senadores americanos apontam ‘retrocesso da democracia no Brasil’ em sabatina de indicada de Biden para embaixada

Músicas tocadas nesta edição:

Caballo Viejo – Simón Díaz

A quién no le va a Gustar – Luis Silva

En Este País – Interpretada por Maria Teresa Chacín

Anhelante – Interpretada por Gualberto Ibarreto

El Becerrito – Simón Díaz

Leia mais: