As Malvinas, arquipélago situado a cerca de 500 quilômetros da costa argentina, foi palco de uma dais mais curtas e sangrentas guerras do século XX, ocorrendo entre os dias 2 de abril e 14 de junho de 1982. A região foi ocupada pelos britânicos desde o século XIX e integrava uma parcela mínima dos vastos territórios que compunham o imenso império britânico.

Após a Segunda Guerra Mundial, mesmo com o processo de descolonização, a região sul americana se manteve sob a tutela inglesa, que a chamam de Falklands. O conflito, que completou 40 anos, é o destaque do Sagres Internacional #170 desta semana, com a apresentação de Rubens Salomão e análises credenciadas do professor de História e Geopolítica, Norberto Salomão.

Frases bem ou mal ditas por aí

O Sagres Internacional #170 abre aspas para Laury Haytayan, líder do partido de oposição libanês Taqaddom (PSP – Partido Social Progressista). Ela analisou, em entrevista à repórter Hadley Gamble da CNBC, o resultado das eleições que representaram uma derrota histórica para o Hezbollah e eventual formação de novo governo.

Abre aspas para Laury Haytayan

”Essa é uma vitória para eles (opositores) e nós todos deveríamos estar comemorando porque, depois de quatro anos da catástrofe, derretimento da economia e o país em queda livre, o povo falou e disse que é contra o Hezbollah, contra o sistema (establishment) e é isso o que queremos. E hoje nós vemos temos 11 parlamentares que vêm de da sociedade civil ou de partidos políticos novos somados à oposição tradicional. Então, temos um grande bloco no parlamento que vai tomar ações.”

Um novo partido político no Líbano procurou em 2020 aproveitar o impulso obtido pelos protestos em andamento para fazer avançar a economia, estabelecer justiça social e um estado que seja o único capaz de proteger suas fronteiras e seu povo.

Uma nova safra de lideranças políticas brotou desde que cidadãos libaneses de todo o espectro político saíram às ruas em outubro passado para exigir o fim do sistema corrupto e o domínio do Hizbullah.

Taqaddom (Progresso) descreve-se como um partido democrático progressista que trabalha pela justiça social e pelo desenvolvimento sustentável. Estabelecido como uma plataforma política não ideológica por ativistas, busca reunir diferentes facções.

Você também confere nesta edição:

  • O plano da Europa para deixar de depender do petróleo e gás russos;
  • Autoridades de saúde pelo mundo ligam alerta com varíola dos macacos – uma rara infecção viral que ocorre no continente africano;
  • Como a Rússia em guerra virou o quinto país que mais vende para o Brasil;
  • E ainda: a música mais tocada nas paradas da Austrália e o vencedor do Festival Eurovision:

Latto, Mariah Carey – Big Energy (Remix (Official Audio)) ft DJ Khale

Músicas tocadas nesta edição

Ciro e Los Persas – Héroes de Malvinas (2012)

Charly García – No Bombardeen Buenos Aires (1982)

Los Violadores – Comunicado 166

Raul Porchetto – Reina Madre (1983)

Confira as edições anteriores do Sagres Internacional