O Sagres Internacional deste sábado (5), edição de número 193, fala sobre o retorno de Benjamin Netanyahu ao poder em Israel. O resultado das eleições israelenses foi divulgado na última terça-feira (1º), com vitória dos conservadores. Assim, o professor Norberto Salomão analisou que o, ainda, ex-primeiro-ministro precisará compor uma coalizão de extrema direita no país, que deverá ter o governo mais à direita de sua história.

Benjamin Netanyahu já bateu vários recordes: foi o líder de governo mais jovem em Israel, além de ser aquele que por mais tempo ficou no poder, isso antes deste retorno. Netanyahu já tinha exercido o poder de 96 a 99 e depois voltou de 2009 a 2021, ininterruptos

Abre Aspas

O Abre aspas desta semana é para o presidente americano, Joe Biden, que alertou que a recusa de alguns candidatos republicanos a aceitar os resultados das eleições de meio de mandato é um “caminho para o caos”. Ele ainda lembrou que a democracia está sob ataques desde a eleição de 2020, quando Donald Trump não aceitou a derrota nas urnas. Confira a declaração traduzida.

“Sabe, a democracia americana está sob ataque porque o ex-presidente derrotado dos EUA se recusou a aceitar os resultados da eleição de 2020. Ele se recusa a aceitar a vontade do povo. Ele se recusa a aceitar o fato de que ele perdeu. Ele se utilizou do poder e colocou a lealdade a ele mesmo acima da lealdade a nossa constituição. E criou uma grade que se alastrou no Partido Republicano, em uma minoria daquele partido”, disse.

Biden ainda continuou: “A grande ironia da eleição de 2020 é que ela é a eleição mais atacada de nossa história e, mesmo assim, não há outra eleição em nossa história da qual podemos estar mais certos sobre o resultado. Todos os questionamentos legais que poderiam ser apresentados, foram apresentados. Toda recontagem que poderia ser feita, foi feita. Todas as recontagens confirmaram o resultado. E todos os fatos e evidências que foram levantados confirmam que a grande mentira foi provada ser apenas isso: uma grande mentira”, declarou o presidente dos EUA.

Para finalizar, Joe Biden ainda fez um alerta. “Estou aqui e candidatos concorrem por cargos em todos os níveis dos EUA. Governador, deputado, senador, procurador-geral, secretário de estado, que não se comprometem e não vão se comprometer a respeitar o resultado da mesma eleição em que eles concorrem. Esse é um caminho para o caos nos EUA. Não há precedentes”.

Você confere ainda:

  • Deputado francês de extrema direita diz para colega ‘voltar para a África’ e Assembleia corta salário e o proíbe de entrar no recinto;
  • Começa neste domingo, no Egito, a COP 27, Cúpula do Clima da ONU;
  • A repercussão internacional e reconhecimento da eleição de Lula no Brasil.

Confira outras edições do Sagres Internacional: