Sagres Internacional #203 | BNDES: as polêmicas sobre financiamento internacionais

Na edição #203 do Sagres Internacional, o jornalista Rubens Salomão e o professor de história e geopolítica Norberto Salomão conversam sobre os polêmicos financiamentos internacionais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Além disso, Rubens Salomão e Norberto Salomão debatem também sobre Lacalle Pou, presidente do Uruguai, que afirmou que há países na Celac que não respeitam a democracia e criticou questão ideológica na organização; ainda abordam o Fundo Amazônia: o que é e quem financia.

Abre aspas

Abre aspas para o presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, que criticou a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). Segundo ele, a organização não pode “ter o caráter de um clube de amigos ideológicos”. A fala é uma crítica à presença dos representantes de Venezuela, Cuba e Nicarágua.

Durante o fórum realizado em Buenos Aires (ARG), Lacalle Pou disse, sem citar nomes, que alguns países que fazem parte da Celac não respeitam os direitos humanos.

Noruega Espen Barth Eide Davos 2023

“Nós governantes devemos tanto apoiar o desenvolvimento de coisas melhores e novas, mas também punir aquilo que não queremos mais, como pelo aumento de preço dos produtos dependentes da emissão de carbono. E precisamos criar e permitir ambientes para acelerar e efetivar a produção em uma economia mais circular, natural e renovável em todo o mundo”, afirmou o ministro do Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide.

Confira o tema do dia no áudio acima

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-GO. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.

Apoio: IGD (@institutogoianodedireito), Pós-Graduação 4.0 vai muito além do conteúdo.

Confira edições anteriores: