A edição 200 do podcast Sagres Internacional chega para trazer os fatos precisos e análises credenciadas sobre os principais temas mundiais. O programa conta com a produção e apresentação de Rubens Salomão e com a produção e comentários do professor de história e geopolítica, Norberto Salomão.

Ouça o Sagres Internacional em formato de podcast:

Ouça “Sagres Internacional #200 | Sagres Internacional: O podcast goiano sobre o mundo” no Spreaker.

E neste capítulo especial os destaques ficam para o aniversário de 200 episódios do Sagres Internacional e para a retrospectiva dos principais fatos e declarações do histórico ano de 2022.

Comemorando a data, participaram também o jornalista Petras de Souza, que foi um dos idealizadores do podcast; o diretor-superintendente do Sistema Sagres, Vinicius Tondolo e do instituidor do Sistema, Adair Meira, que falam sobre a importância institucional do programa.

Na primeira parte da retrospectiva de 2022, o destaque ficou com as primeiras cinco principais declarações do ano. Dentre elas as principais pronunciamentos de autoridades internacionais sobre a invasão da Ucrânia.

Abre aspas

Abre aspas para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e dos EUA, Joe Biden, em reações depois do início dos ataques contra a Ucrânia. A guerra continua, depois do primeiro ataque, em 24 de fevereiro. Abre aspas para Joe Biden e Vladimir Putin.

As principais forças do exército russo não foram mobilizadas entre as unidades armadas na Ucrânia”, disse Putin.

Já Biden subiu o tom e apontou para Putin. “Nós temos sido transparentes com o mundo. Nós compartilhamos informações e evidências sobre os planos russos, e não há qualquer confusão ou desculpa sobre o que Putin está fazendo. Putin é o agressor. Putin escolheu essa guerra.”

Na França o abre aspas vai para o presidente e então candidato à reeleição, Emmanuel Macron, e para a opositora de extrema direita, Marine Le Pen, que trocaram farpas durante às eleições.

Destaques pelo mundo

Em Israel o governo de chamou de volta, e com urgência, o embaixador russo no país depois de o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, ter aberto uma crise diplomática.

Na Colômbia o abre aspas vai para o novo presidente, Gustavo Petro. No discurso de vitória, o esquerdista da coalizão progressista Pacto Histórico, afirmou que a mudança consiste em deixar o ódio e o sectarismo para trás.

Atentado

No início de setembro, uma comoção foi criada a partir de um atentado contra a vida da vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner. A tentativa de assassinato gerou reações de líderes da América Latina e do mundo.

Reino Unido

 “A BBC interrompe sua programação para trazer a vocês um anúncio importante. Esta é a BBC Notícias, de Londres. O Palácio de Buckingham anunciou a morte de sua majestade, a Rainha Elizabeth I. A BBC Televisão transmite este programa especial reportando a morte de sua majestade, a rainha.”

Foi pela rede de comunicação BBC que muitos britânicos e também pessoas pelo mundo souberam da morte da Rainha Elizabeth I. Já no Congresso, Liz Truss renunciou. “Eu continuo como primeira-ministra até que um sucessor seja escolhido. Obrigado”

Coréia do Norte

O líder norte-coreano Kim Jong Un ao discursar aos veteranos de guerra no 69º aniversário do fim da Guerra da Coréia de 1950-53 alertou que está pronto para usar suas armas nucleares em potenciais conflitos militares com os Estados Unidos e a Coreia do Sul.

Confira edições anteriores do podcast Sagres Internacional: