(Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Na edição #59 do Sagres Internacional, Rubens Salomão e Norberto Salomão falam sobre os avanços e retrocessos pelo mundo na luta pela igualdade de gênero no Dia internacional da mulher. O SI #59 conta a história do Riot grrrl, um movimento de subcultura que combina uma visão social feminista com um estilo musical e política punk, frequentemente associado com a terceira onda do feminismo.

Neste podcast você também confere o discreto Barak Obama na eleição dos EUA e o favoritismo de Joe Biden na disputa interna do Partido Democrata. Abre aspas para o provável adversário de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos, Joe Biden. O ex-vice-presidente respondeu em entrevista à CBS porque o ex-presidente Barak Obama não fez grandes comunicados de apoio à sua candidatura. Joe Biden teve desempenho surpreendente na superterça em que o Partido Democrata deu novo passo para escolher seu candidato.

A Rússia e a Turquia assinaram acordo de cessar-fogo após o aumento da tensão entre os dois países gerada pelos recentes confrontos na província de Idlib, no norte da Síria. A medida já passou a valer.

Recentemente, militares turcos entraram em confronto com tropas sírias apoiadas pelo governo russo em Idlib. O regime de Bashar al-Assad na Síria tenta retomar o controle da província, um dos últimos redutos de milícias opositoras apoiadas pela Turquia. O confronto gerou uma crise migratória nas fronteiras com a Europa.

Outro tema discutido neste podcast é sobre o novo coronavírus, que avança e aumenta preocupação mundial; Levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins mostrou que o número de infecções causadas pelo novo coronavírus chegou a mais de 100 mil em todo o mundo.

A China continua sendo o país com o maior número de casos registrados, são mais de 80 mil. A maior parte deles está na província de Hubei, que já diminuiu o registro de novos casos de Covid-19. Coreia do Sul, Irã e Itália são os três países que mais registraram casos de infecção por Covid-19 fora da China. Até o momento, mais de 80 países confirmaram casos de novo coronavírus. Na América Latina, o vírus tem se espalhado rapidamente. Peru, Colômbia, Costa Rica e Paraguai confirmaram seus primeiros casos. Brasil, Argentina, México, Chile, Equador e República Dominicana também já registraram a doença.

As exportações da China caíram acentuadamente nos primeiros dois meses do ano e as importações desaceleraram. A razão é a crise de saúde provocada pelo surto de coronavírus que causou grandes interrupções nas operações comerciais, cadeias de suprimentos globais e atividade econômica e atingiu severamente a produção industrial. A epidemia da Covid-19 matou mais de 3.000 e infectou mais de 80.000 na China. Embora o número de novas infecções na China esteja caindo e os governos locais estejam relaxando lentamente as medidas de emergência, os analistas dizem que muitas empresas estão demorando mais para reabrir do que era esperado e podem não voltar à produção normal até abril.

Tem notícias sobre o Brasil:

Os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump se encontraram neste fim de semana. Na noite de sábado, jantaram no resort de Trump, na Flórida. O presidente norte-americano disse que os dois líderes têm uma boa relação e afirmou que os Estados Unidos sempre vão “ajudar o Brasil”.

Depois de dizer que Bolsonaro estava fazendo um “trabalho fantástico” no Brasil, e que a relação entre os dois países nunca esteve tão boa, Trump foi questionado se então não haveria mais imposição de tarifas ao Brasil. “Eu não faço nenhuma promessa”, disse o norte-americano, com Bolsonaro a seu lado. Há a previsão de criação de um fundo de R$ 300 bilhões para o incentivo a atuação de empresas americanas na América Latina.

E ainda: a música mais tocada nas paradas da Colômbia.