No podcast desta semana, Rubens Salomão e o professor Norberto Salomão analisam assuntos importantes como o Brasil entrar na lista dos seis países que ultrapassaram a barreira dos 10 mil mortos por Covid-19. Você confere também o tema do dia, que nesta semana é “A Caminho do Novo Normal: saindo do isolamento”.

Um levantamento realizado pelas secretarias estaduais de Saúde na última semana, apontou que desde que o primeiro caso de Covid-19 relatado no Brasil, em março, o país registrou, até o momento, mais de 10 mil óbitos por complicações do novo coronavírus.

A Covid-19 matou 10.017 pessoas no Brasil, levando o país à sexta posição no ranking dos países com o maior número de óbitos por causa da doença, ficando atrás dos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Espanha e França.

Confira outros temas do Sagres Internacional #68

– Europeus comemoram os 75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial em meio à pandemia do coronavírus

– Donald Trump sugere que Rússia envolva a China nas conversas sobre limitar corrida armamentista

– Califórnia irá enviar cédulas por correio para eleições presidenciais devido à pandemia

– E ainda: a música mais tocada nas paradas da Dinamarca.

As frases bem ou mal ditas por aí…

A frase da semana fica por conta do presidente da Alemanha, Frank-Walter. Ele falou nestas comemorações de 75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, em uma cerimônia pesada como costuma ser este assunto para os alemães. O presidente juntamente com a chanceler Angela Merkel e outras, poucas, autoridades colocaram flores em um importante memorial em Berlim.

“A pandemia de coronavírus nos força a comemorar separados daqueles que são importantes para nós. Talvez a situação atual nos dê a oportunidade de voltarmos sozinhos, por um breve momento, ao dia 18 de maio de 1945. Porque naquele tempo a Alemanha e os alemães estavam sozinhos. Derrotados militarmente, economicamente e moralmente no chão. Fizemos o mundo inteiro como se tornar nosso inimigo. Hoje, 75 anos depois, nós precisamos pensar sozinhos, mas não estamos sozinhos. Esta é a mensagem feliz que vivemos hoje”.

Por causa da pandemia causada pelo do novo coronavírus, as cerimônias em comemoração dos 75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa foram realizadas em condições limitadas, na última nesta sexta-feira (8). No continente mais atingido, até então, pela Covid-19, onde mais de 150 mil pessoas morreram, os governos adotaram protocolos diferenciados para recordar a Segunda Guerra Mundial.

O conflito terminou na Europa com a invasão de Berlim por tropas soviéticas e a rendição dos alemães no dia 8 de maio de 1945, mas só foi totalmente encerrado em 15 de agosto, após a capitulação japonesa. Este período deixou cerca de 60 milhões de mortos em todo o mundo.

Músicas comentadas neste Episódio

Little Richard Long Tall Sally – Tutti Frutti

Queen – The Show Must Go On

Pearl Jam – Alive

Journey – Don’t Stop Believin’

The Beatles – Let It Be

Elton John – I’m Still Standing

Cartola – O Sol Nascerá

Música Número 1 – Dinamarca

Victor Leksell – Svag (Fraco)

Ouça +

#67: Saudades do futuro: tempo e contratempos

#66: Por que países liderados por mulheres se destacam no combate à pandemia?

#65: Trump x OMS: quais as possíveis consequências?

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-GO. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.