Na 67ª edição do Sagres Internacional, Rubens Salomão e o professor Norberto Salomão comentam sobre como o coronavírus está colocando à prova a hegemonia de Putin na Rússia; Alemanha sofre alta em taxa de contágio do novo coronavírus depois de relaxar isolamento; em editorial, jornal ‘Financial Times’ diz que Bolsonaro está se autodestruindo; o que é o ‘distanciamento social intermitente’, que pode durar até 2022; e ainda: a música mais tocada nas paradas do Canadá.

O programa começa abrindo aspas para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que estendeu medidas de quarentena e isolamento nesta semana, mesmo com aparente estabilização do número de casos do novo coronavírus no país. A economia da Rússia corre grave risco, no momento em que o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que o mundo passará pela maior recessão desde 1930.

“Temos apresentado o resulta de nosso esforço comum, que é responsabilidade de milhões de cidadãos que ouviram as recomendações de médicos e especialistas. Nós cuidamos da saúde e protegemos quem nós amamos, seguindo as regras definidas pelo governo. O número de novos casos está relativamente estável, mas isso não nos faz imaginar que a situação deixe de ser difícil. Especialistas com quem mantemos contato elaboram um plano de ação e apontam que estamos enfrentando agora talvez o estágio mais intenso no combate à pandemia em que o risco para a vida de quem for infectado é ainda maior”, disse.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que o mundo enfrentará sua pior recessão global desde a Grande Depressão dos anos 1930, e a economia da Rússia não estará imune.

Nem seus políticos, incluindo Putin, que está no poder há mais de 20 anos e a quem seus críticos acusam de ter enterrado a democracia e exercido o poder de maneira “faraônica”.

O presidente criou durante seu longo governo a imagem de um líder que tirou a Rússia do caos pós-soviético e trouxe ordem e prosperidade.

Putin planejava usar essa marca de “estabilidade” ao fazer nesta semana um referendo nacional para alterar a Constituição e abrir caminho para permanecer no poder por mais dois períodos. Mas a votação foi adiada por causa dos riscos de discutí-la no auge de uma pandemia.

Agora, alguns problemas rondam o presidente. “O Estado paternalista russo não pode cumprir suas promessas. Não ajudou as pessoas, não ajudou os negócios”, diz Andrei Kolesnikov, do grupo de especialistas do Centro Carnegie de Moscou.

Informações pelo mundo

A taxa de contágio do novo coronavírus, que indica em média para quantas pessoas um infectado transmite o vírus, subiu para 1 na Alemanha, segundo o Instituto Robert Koch (RKI) divulgou nesta semana. Esse índice estava em 0,9 nos últimos dias.

Esta é a primeira vez que a taxa atinge 1 desde meados de abril, quando registrou o menor ponto, 0,7, segundo a France Presse.

A alta acontece em um momento em que a Alemanha começa a relaxar as regras de isolamento. O país tem o quinto maior número de casos de Covid-19 no mundo, mas registrou poucas mortes graças aos exames precoces e abrangentes.

O instituto que acompanha a progressão da doença no país alertou que a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, tem potencial para voltar a se espalhar exponencialmente se esse índice estiver acima de 1.

As notícias sobre a pandemia na Índia causaram uma mistura de alívio e confusão. É que a Índia parece ser uma exceção, já que as taxas de mortalidade nas principais cidades indianas são mais baixas em comparação aos epicentros globais de coronavírus.

Quase dois meses após seu primeiro caso registrado, as infecções por Covid-19 no segundo país mais populoso do mundo já passaram de 27 mil, com mais de 800 mortes. Uma maneira de entender a taxa de mortalidade é rastrear quantos dias leva para que o total de mortes dobre.

Notícias do Brasil

Em editorial publicado nesta terça-feira (28), o jornal britânico “Financial Times”, uma das publicações econômicas mais conhecidas no mundo, afirma que Jair Bolsonaro está, ele mesmo, reunindo os elementos para seu próprio impeachment e que parece estar determinado a se juntar a antecessores que figuram num “hall dos horrores” presidencial brasileiro.

Editorial é o nome dado ao artigo que representa a opinião do veículo de comunicação que o publica. O texto do “FT” se intitula “A autodestruição do ‘Trump Tropical'”.

Se as alegações do ex-ministro Sérgio Moro a respeito das tentativas de ingerência de Bolsonaro na Polícia Federal forem provadas, diz o editoral do “FT”, há motivo para impeachment.

O texto cita a saída de dois ministros importantes, Moro e Luiz Henrique Mandetta, em um intervalo de oito dias.

Confira a música mais tocada no Canadá 

Powfu – Death Bed (coffee for your head) ft. beabadoobee

As músicas que rolaram nesta edição

Pink Floyd – Time

The Rolling Stones – Time Waits For No One

RAMONES – I Don’t Want To Grow Up

John Mayer – Stop This Train

The Beatles – When I’m Sixty-four

Katy Perry – Firework

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-GO. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.

Confira as edições anteriores

 

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença