No Sagres Internacional #82, Rubens Salomão e o Professor Norberto Salomão, analisam assuntos envolvendo a conquista das mulheres ao direito do voto, nos Estados Unidos, há 100 anos. Você confere também temas como a definição do discurso, com armas e munição dos democratas contra Donald Trump, na convenção que confirmou candidatura de Joe Biden.

O reconhecimento da 19ª Emenda à Constituição, que diz respeito ao direito ao voto feminino e a participação política através dele, veio em 18 de agosto de 1920, pelo Estado do Tennessee, que se tornou o 36° estado a ratificar a emenda, dando às mulheres o direito ao voto em todo o país.

Confira outros temas do Sagres Internacional #82

– Alemanha expressa ‘sérias dúvidas’ sobre o Mercosul em razão da Amazônia

– Itália registra maior número de novas infecções por Covid-19 desde maio

– Argentinos saem às ruas com bandeiras e máscaras em manifestação contra o governo

– E ainda: a música mais tocada nas paradas de Bulgária.

As frases bem ou mal ditas por aí…

As frases desta semana, são sobre os principais discursos da Convenção do Partido Democrata. O evento, que aconteceu de forma remota, durou quatro dias e confirmou a candidatura de Joe Biden para a disputa contra o atual presidente dos Estados Unidos Donald Trump, em novembro.

A primeira aspa fica por conta do, agora, candidato Joe Biden. Que fez referência ao que Donald Trump representa na visão dos democratas.

“Boa noite. Ella Baker, a gigante do movimento pelos direitos civis, nos deixou com essa sabedoria: “Dê luz às pessoas e elas encontrarão o caminho. Dê luz às pessoas.” Essas são palavras para o nosso tempo. O atual presidente desenvolveu a escuridão americana por muito tempo. Com ódio demais, muito medo, divisão demais. Aqui e agora eu dou a vocês a minha palavra: se vocês me confiarem a presidência, vou busca o melhor de nós, não o pior. Serei um aliado da luz, não da escuridão”, afirmou Joe Biden.

A próxima frase de destaque desta semana, é da candidata a vice-presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris. Durante o discurso, Harris, usou palavras de chamamento e motivação para com os democratas.

“Nesta eleição, nós temos a chance de mudar o curso da história. Nós todos estamos nessa luta: você, eu e Joe. Juntos. Que responsabilidade e privilégio. Então, vamos lutar com convicção, vamos lutar com esperança. Vamos lutar com confiança em nós mesmos e no compromisso que temos entre nós e com os EUA que sabemos que é possível”, disse Kamala Harris.

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, de quem Joe Biden foi vice entre 2009 e 2016 também discursou. Obama criticou Trump, e afirmou que o atual presidente está realizando um péssimo trabalho.

“Donald Trump não desempenhou bem o seu trabalho, porque ele não consegue. E as consequências de seu fracasso são muitas. 170 mil americanos mortos. Milhões de empregos perdidos. Enquanto aqueles que estão no topo ganham mais do que nunca. Nossos piores impulsos liberados, nossa orgulhosa reputação pelo mundo seriamente diminuída e nossas instituições democráticas ameaçadas como nunca antes”.

Depois de ter recebido as críticas na Convenção Democrata, Trump associou a oposição à ‘anarquia total, loucura e caos’. O presidente dos Estados Unidos, disse que os democratas, sim, provocariam o caos aos EUA, caso vençam as eleições em novembro.

Música comentadas neste episódio

The March of the Women

Vote em mim – Rita Lee

Dynoro & Fumaratto – Me Provocas  

Ouça +

Sagres Internacional #81: O histórico acordo entre Israel e Emirados Árabes Unidos

Sagres Internacional #80: Colapso no Líbano após explosão social, da economia e do nitrato de amônio

Sagres Internacional #79: O Dia D na Europa e a Carta das Nações Unidas

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-Go. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.