No podcast desta semana, Rubens Salomão e o professor Norberto Salomão, analisam assuntos como o início do fim da ditadura de Lukashenko em Belarus. Você confere ainda temas atuais, como a nova onda de protestos contra o racismo, que paralisa competições esportivas e mobiliza atos de rua nos Estados unidos.

Na madrugada da última quinta-feira (27), a nova onda de protestos antirracistas nos Estados Unidos chegou em de Oakland, no Estado da Califórnia, onde aconteceram confrontos entre manifestantes e policiais pela primeira vez desde julho.

Os manifestantes voltaram a protestar sobre o lema Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), e cobrar o fim do o atual sistema de polícia. A nova onda de protestos começou após a polícia da cidade de Kenosha, no estado norte-americano de Wisconsin, atirar em um homem negro, Jacob Black, sete vezes nas costas. O Homem, de 29 anos, está sem os movimentos das pernas.

O caso de Jacob Black, levou a NBA, liga profissional de basquete norte-americana, a cancelar jogos da fase final, na última quarta-feira (26), por causa da paralisação dos jogadores.

Confira outros temas do Sagres Internacional #83

– Defensor da ordem e ‘xerife dos valores ocidentais’: a estratégia de Trump para reverter desvantagem e se reeleger

– Para evitar ressurgimento de casos de Covid-19, Coreia do Sul ordena o fechamento de escolas de Seul.

– Mourão diz que esforço para fechar acordo Mercosul-UE “parece que começa a fazer água”

– E ainda: a música mais tocada nas paradas mundiais está semana.

As frases bem ou mal ditas por aí

A frase desta semana fica por conta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Esta eleição vai decidir se nós vamos salvar o sonho americano ou se deixaremos que uma agenda socialista destrua nosso estimado destino. Ela vai decidir se criaremos, rapidamente, milhões de empregos com altos salários, ou se esmagamos nossas indústrias e mandamos esses milhões de empregos para outros países, com tem sido erradamente feito nas últimas décadas. Seu voto vai decidir se nós vamos proteger os americanos cumpridores da lei ou se damos um reinado livre para anarquistas violentos, agitadores e criminosos que ameaçam nossos cidadãos. E essa eleição vai decidir se nós defendermos o jeito americano de viver ou se deixamos um movimento radical destruí-lo completamente. Isso não vai acontecer. Nesta noite eu lhes faço uma pergunta simples: como o Partido Democrata pode pedir a liderança de nosso país, se eles gastam tanto tempo destruindo nosso país?”, perguntou o atual presidente dos Estados Unidos.

O discurso foi realizado por Trump, no último dia da Convenção Nacional Republicana. Durante a fala o presidente ressaltou seu desempenho na Casa Branca e traçou quais serão os próximos passos, caos consiga ganhar a eleição, que ocorre em 3 de novembro deste ano.

Segundo as pesquisas de opinião, o democrata Joe Biden, está liderando as eleições com a maioria das intenções de voto, em parte, devido à insatisfação pública com a forma que Donald Trump, trata a crise de saúde gerada pela pandemia do coronavírus.

Musicas comentadas neste episódio 

Kino (KNHO) – Peremen! (Mudanças)

Vladimir Pugach e Lyavon Volsky – Vamos respirar novamente

IOWA – Sonho

Música número 1 no mundo  

BTS – ‘Dynamite’

Ouça +

Sagres Internacional #82: Há 100 anos, mulheres conquistavam direito ao voto nos Estados Unidos

Sagres Internacional #81: O histórico acordo entre Israel e Emirados Árabes Unidos

Sagres Internacional #80: Colapso no Líbano após explosão social, da economia e do nitrato de amônio

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-Go. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.