Na edição de número #92 do Sagres Internacional, Rubens Salomão e o professor de História e Geopolítica Norberto Salomão avaliam as polêmicas do processo eleitoral nos Estados Unidos.

As eleições desse ano nos EUA também foram afetados pela pandemia e muitos votos foram feitos pelo correio. O processo foi cercado de polêmicas, principalmente por conta das falas do candidato à reeleição Donald Trump.

Ainda nesse episódio, você confere os impactos da provável derrota de Donald Trump para o Brasil e governo de Jair Bolsonaro. E também: Militares da Índia matam líder de grupo militante na Caxemira e aumentam tensão na região.

Abre Aspas

O SI#92 abre aspas para os jornalistas das maiores emissoras dos Estados Unidos: ABC, CBS e NBC, que interromperam a transmissão do discurso feito por Donald Trump para corrigir inverdades ditas pelo candidato à reeleição durante discurso ao país.

No discurso, Trump dizia que na contagem de votos “legais”, ele teria ganhado. E que na “ilegal”, se referindo aos votos feitos pelo correio, poderiam haver tentativas de roubo. “É uma vitória histórica, definida pela mídia e pela tecnologia”, disse ele na sala de imprensa da Casa Branca. 

Durante esse discurso que estava sendo televisionado, ele foi interrompido pela jornalista Linsey Davis, da ABC: “Boa noite a todos, obrigado por assistir conosco. Estamos ouvindo o presidente Trump se dirigindo à Nação pela primeira vez desde a manhã de quarta-feira. Ele está fazendo várias, francamente, acusações falsas, afirmações sem base. E dizer isso não é ser parcial. É constatar os fatos. Ele anunciou que ganhou em vários estados que simplesmente não foram projetados ou anunciados”.

Outras emissoras, como a NBC, fizeram o mesmo: “Você está assistindo ao presidente Donald Trump ao vivo da Casa Branca e nós temos que interromper agora porque o presidente está fazendo várias afirmações falsas, inclusive a ideia de que houve fraude nas eleições. Não há provas disso. Houve alegações de sua campanha, mas os porta-vozes não apresentaram qualquer evidência”, afirma o jornalista Lester Holt.

E também o jornalista Brian Williams, âncora da MSNBC, interrompeu dizendo: “Ok. Aqui estamos, de novo, na incomum posição de não apenas interromper o presidente dos EUA, mas de corrigir o presidente dos EUA. Não há votos ilegais de que tenhamos conhecimento e não houve qualquer vitória de Trump de que tenhamos conhecimento”.

Confira a música mais tocada no Marrocos:

MANAL – NIYA

Confira também outras músicas citadas nesta edição:

Arcade Fire – Generation A

https://www.youtube.com/watch?v=KvqNWYggnVA

Ray Charles – Georgia On My Mind

The Marvelettes – Please Mr Postman (1961)

Confira as edições anteriores do Sagres Internacional:

Emily Fernandes é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPHAC e a Faculdade Sul-Americana (FASAM), sob supervisão da jornalista Kamylla Rodrigues.