Aparecida de Goiânia continua testando em massa a população para diagnóstico da Covid-19. Os testes, do modelo RT-PCR, que são considerados padrão ouro pela Organização Mundial de Saúde, são feitos em dois pontos de drive-thru e também em unidades de saúde do município.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, desde o início da testagem em massa na cidade, em abril de 2020, já foram realizados 325 mil testes de diagnóstico para covid-19, número correspondendo ao último boletim epidemiológico divulgado no dia 13 de julho de 2021. Uma média de 7 mil testes semanais.

Em Aparecida, o exame RT-PCR é realizado em dois postos de drive-thru (Cidade Administrativa e Hospital Garavelo) e em oito Unidades Básicas de Saúde (UBS’s Alto Paraíso, Chácara São Pedro, Garavelo, Independência Mansões, Expansul, Tiradentes, Buriti Sereno e Pontal Sul), de segunda a sexta-feira. Em todos os locais o teste só é realizado mediante agendamento prévio. Nas UBS’s também é possível fazer mediante encaminhamento médico. Já nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e hospitais da cidade, o teste é feito em pacientes internados que apresentam sintomas graves.

Para realizar o teste RT-PCR para diagnóstico da Covid-19, a pessoa que apresentar sintomas ou tiver tido contato com pessoas positivas pode solicitar o agendamento do teste pelo aplicativo Saúde Aparecida. O acesso à plataforma também pode ser feito pelo site da Prefeitura de Aparecida (aparecida.go.gov.br). Pelo aplicativo o paciente faz o cadastro pessoal com o número do CPF e Cartão SUS.

Na página inicial do aplicativo, ao clicar a opção ‘Agendamento teste de Covid-19’, o usuário preenche um pequeno questionário sobre os sintomas que tem apresentado e o sistema encaminha para agendamento em algum dos locais de testagem ou recomenda que o paciente procure uma unidade de saúde, conforme sua situação clínica.