A leitura é um importante caminho para o conhecimento de si e do mundo, além de configurar uma prática social capaz de ampliar as possibilidades de ação e intervenção no mundo. Em entrevista ao Sagres em Tom Maior (27), a coordenadora pedagógica Cristiane Tavares destaca a origem do programa Myra, que incentiva os pequenos a mergulhar no mundo dos livros.

“Myra é uma palavra de origem tupi, que significa coletivo, união de pessoas. Como
Myra é um projeto de leitura, pretende-se unir a comunidade com a escola, e esse nos pareceu um nome bem propício”, comenta a coordenadora.

O projeto é da fundação SM, uma instituição sem fins lucrativos, que tem como missão contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas por meio da educação. O Myra acontece no Brasil em parceria com escolas públicas de São Paulo, busca aprimoramento de estudantes do 4º ao 6º ano do ensino fundamental.

A ação sugerem que as escolas façam uma seleção e recomendação das crianças que participarão do programa, uma vez que a instituição já conhece as necessidades e o nível de compreensão leitora de cada uma delas.

“A gente privilegia esse momento, em que a criança está saindo do fundamental 1, e ingressando no fundamental 2, tendo mais acesso à tecnologia, ao uso do celular, em que está passando para pré-adolescência, então é um momento em que as pesquisas indicam que as crianças costumam diminuir um pouco a leitura ou a quantidade de livros”, afirma Cristiane.

A coordenadora ressalta que o programa Myra não é um projeto de alfabetização, mas garante que é melhora a competência de leitura de crianças que já são alfabetizadas, mas que apresentam algumas dificuldades na influência e na compreensão leitoras.

Na prática os encontros de leitura têm uma hora de duração cada, em que um voluntário lê com uma criança, estabelecendo uma relação de uma para o outro, e construindo diversos diálogos entre o texto, outros livros e vivência.

O que é preciso para ser voluntário?

Para ser um voluntário é preciso saber ler em português e ter a vontade de acompanhar a evolução escolar de uma criança. Basta se inscrever no site Myra . Segundo Cristiane Tavares, o voluntário é considerado uma peça-chave no processo, um modelo positivo de leitor para a criança. Sua atenção motiva a criança e permite que ela desenvolva suas capacidades.

Confira a entrevista na íntegra a seguir no STM #128

” TALITA SOUZA é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com a IPHAC e a Faculdade Fasam Sul-Americana sob a supervisão do jornalista NOME DE QUEM CORRIGIR O TEXTO”