Foto: Thinkstock / Zinco79

A Black Friday acontece em todo o Brasil nesta sexta-feira (28). A data na qual são oferecidos grandes descontos em diversos produtos já é a quinta mais importante para o comércio no ano. Mas você sabe como se precaver na hora de aproveitar as ofertas tentadoras?

Em entrevista à SagresTV, o consultor digital e coordenador do Grupo de Segurança da Informação do Instituto Goiano de Direito Digital (IGDD), Frederico Augusto Coelho, recomenda que, em caso de compras pela internet, o usuário verifique se a página possui um pequeno “cadeado” como na imagem a seguir. Ao acessar o site, basta clicar com botão esquerdo no cadeado e constatar se a URL é a mesma da loja.

cadeado https

Confira se a página possui este cadeado no canto superior esquerdo da tela, antes do ‘https”, indicando que a página é segura (Foto: Reprodução/Tecnoblog)

Frederico Augusto Coelho dá ainda algumas dicas para evitar que consumidores se tornem vítimas de golpes ou fraudes pela internet, principalmente em relação às ofertas enviadas por mensagens de texto ou redes sociais.

“Pegue a informação, vá à loja oficial para ver se essa informação bate ou não. Se a descrição daquele produto não faz sentido, não está na loja oficial, provavelmente você entraria na lista de golpes ou até mesmo uma fraude”.

Cuidado com a internet sem fio pública

“Jamais realize transferências ou compra online em ambientes de redes wi-fi públicas. Essas redes wi-fi públicas são inseguras para o usuário. Pode ser que nesta mesma rede tenha uma pessoa mal-intencionada conectada junto com você, só esperando algum desavisado realizar algum tipo de transação online, para ele capturar essas informações e usar de forma ilícita”.

Mais opções de pagamento

Dê preferência a sites que ofereçam outras formas de pagamento. Desconfie de sites que ofereçam formas de pagamento só como boleto e transferência eletrônica. É recomendável que tenha outras formas de pagamento como cartão de crédito, pois caso ocorra algum tipo de fraude no seu cartão você consiga recorrer à operadora e tirar aquela compra indevida”.

Impulso

Com o 13º salário e a disponibilidade do FGTS, o consumidor pode acabar gastando com o que não precisa. O consultor empresarial e especialista em Finanças, Israel Rodrigues, alerta para o bom uso do dinheiro extra, para que não sejam feitas compras desnecessárias. “Priorize a quitação de dívidas para evitar que se torne uma bola de neve com o passar do tempo”, orienta.

Fiscalização

Em Goiânia, o Procon Municipal vai realizar plantão especial nesta sexta-feira (29) por conta da Black Friday. A ação será das 8h às 18h, para fiscalizar os estabelecimentos comerciais, auxiliar o consumidor e receber reclamações e denúncias durante o tradicional dia de descontos no comércio.

Já no site do Procon estadual, o órgão disponibiliza uma lista de preços de produtos coletados em outubro deste ano, para que o consumidor possa comparar no dia da Black Friday.

“O Procon Goiás disponibilizou no seu site uma pesquisa com levantamento de preços em 34 lojas físicas, cerca de 565 itens, e estamos monitorando também 11 sites e aproximadamente 2 mil itens. No dia da Black Friday, nós vamos voltar a essas empresas, fazer o comparativo, e o consumidor que for comprar algum produto deve verificar no site (do Procon) qual o valor daquele produto no mês de outubro e verificar se este desconto concedido é real ou não”, explica o gerente de Pesquisa e Cálculo do Procon Goiás, Gleidson Tomaz.

Assista a entrevista na íntegra na edição desta quinta-feira (28) do Sinal Aberto

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/61IqCPNIqsM” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}

design sem nome

Frederico Augusto Coelho, Israel Rodrigues e Gleidson Tomaz nos estúdios da SagresTV (Foto: Reprodução/SagresTV)