Em 2012, dez estádios serão utilizados para a realização do Campeonato Goiano, três na capital e sete no interior. O Serra Dourada é o que tem maior capacidade, 42 mil pessoas sentadas. O estádio com menor capacidade é o Valdeir José de Oliveira, do Goianésia, que cabe 2.178 pessoas sentadas.

Antes de serem liberados para as partidas, os estádios tiveram que ser fiscalizados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea),Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. O Estatuto do torcedor faz inúmeras exigências para que os estádios tenham condições de receber eventos esportivos.

Cada time pede aos órgãos responsáveis para avaliar as condições dos estádios e os laudos são entregues à Federação Goiana de Futebol (FGF), que avalia, libera ou veta o estádio. Até o momento, apenas o Onésio Brasileiro Alvarenga não foi liberado, pois o Vila Nova ainda não entregou os laudos à Federação. O clube tem até a próxima segunda-feira (23) para entregar as avaliações.

Estatuto do Torcedor

A Lei nº 10.671 prevê inúmeras condições necessárias a realização de eventos esportivos em estádios. O local deve, por exemplo, garantir o direito à higiene e à qualidade das instalações físicas e dos produtos alimentícios vendidos no local. Garantir a acessibilidade ao torcedor portador de deficiência ou com mobilidade reduzida. Oferecer sanitários públicos em números compatíveis com a capacidade de público.

Os estádios devem ainda, assegurar a segurança ao torcedor, além disso, o clube deve garantir a presença de um médico e dois enfermeiros à cada 10 mil torcedores presentes.

Quase todos os estádios do Goianão foram liberados pelos órgão competentes, ou seja, atendem às imposições do Estatuto do torcedor, mas será que as arenas realmente conseguem atender todas as exigências? Elas possuem instalações físicas boas o suficiente para oferecer conforto e segurança ao torcedor? E se não oferecem seria justo impedir a realização dos jogos?

O presidente da FGF, André Pitta, sabe que alguns estádios carecem de algumas melhorias, mas garante que o mínimo necessário foi cobrado.
“Nós temos hoje, no campeonato goiano, o estádio de Catalão, que é um estádio que talvez não seja o ideal, para a disputa de uma Série A ou Série B, mas tem boas condições, carece de algumas melhorias, mas é um bom estádio, o de Itumbiara também”, afirmou.

“Rio Verde tem um bom estádio, mas passou muito tempo afastado das grandes competições, então nós fizemos uma interdição e pedimos algumas melhorias, principalmente nos termos de segurança, o acesso dos jogadores até o vestiário, principalmente o visitante, questões de arbitragem, alambrado, tudo isso foi pedido em Rio Verde e teve todas as melhorias cumpridas” explicou, por último.

O presidente ressalta a importância das equipes poderem realizar jogos em seus estádios, mesmo com algumas dificuldades, como é o caso do Valdeir José de Oliveira, em Goianésia.

“O estádio hoje, mais carente, dos clubes da 1ª divisão, é o estádio do Goianésia, ano passado pedimos várias mudanças, que foram cumpridas, este ano voltamos a pedir outras, houve ampliação de arquibancada, houve a troca de todo o alambrado, o calçamento em volta do campo, então as condições que nós vamos colocando, vão, aos poucos, sendo melhoradas”, afirmou.

“Nós não queremos, não sou a favor, de exigir muitas coisas, porque a gente sabe, que as vezes, o poder público de Goianésia, o clube não consiga cumprir e isso inviabilize a condição dele jogar dentro da sua cidade. Acho que a gente tem que tentando as melhorias, passo a passo, para que o clube, que conseguiu chegar à primeira divisão, acabe sem condições e não possa jogar no seu estádio”, destacou ainda.

Confira a capacidade dos estádios do Campeonato Goiano:

Estádio

Cidade

Capacidade

Limite de Ingressos

Serra Dourada

Goiânia

42.000

37.800

JK

Itumbiara

30.000

27.000

Jonas Duarte

Anápolis

10.172

9.155

Genervino da Fonseca

Catalão

8.500

7.650

Aníbal Batista de Toledo

Aparecida de Goiânia

8.000

7.200

Onésio Brasileiro Alvarenga

Goiânia

6.800

6.120

Mozart Veloso do Carmo

Rio Verde

6.776

6.100

Hailé Pinheiro

Goiânia

6.403

5.763

Centro Esportivo João Vilela

Morrinhos

5.000

4.500

Valdeir José de Oliveira

Goianésia

2.178

1.960