Foto: EBC

Um levantamento feito pela Federação Goiana de Municípios (FGM), em parceria com a Confederação Nacional de Municípios, demonstrou que a maioria dos prefeitos e prefeitas deixaram o pagamento do funcionalismo público de 2018 em dia. 

Dos 246 municípios goianos, 235 responderam a pesquisa. O questionário se baseou em 10 questionamentos referentes a diferentes posições sobre o pagamento do funcionalismo público.

No Estado de Goiás, a pesquisa mostra que 209 municípios afirmaram que os salários estão em dia, e apenas 26 disseram que não. Dessa forma 173, declararam que a folha de dezembro está em dia, já para 36 poderá ocorrer atrasos, 23 apontaram que dependerão de verbas extras para fechar a conta do funcionalismo no mês de dezembro. 

Os dados revelam ainda um aumento da porcentagem de gastos de com pessoal os números mostram que 60,6% das prefeituras comprometem de 50 a 60% de sua receita em pagamento aos servidores públicos.

13° Salário

Além da folha mensal dos servidores públicos, dezembro é mês de pagar o décimo terceiro salário. O levantamento mostra que muitos utilizaram 1% do FPM para fazer o pagamento. Até o dia 11 de dezembro, cerca de 224 Municípios efetuaram o pagamento do salário extra, e apenas 11 atrasariam o pagamento, alguns em parcela única e outros em duas parcelas, pagas até 20 de Dezembro.

Com  aproximadamente 209.965 funcionários públicos municipais, o gasto das prefeituras chegará ao montante de R$ 785.503.296, o que representa uma média de 3.741, para cada servidor público. O presidente da FGM, Haroldo Naves, ressaltou o compromisso dos gestores públicos em pagar o funcionalismo.

“As dificuldades são muito grandes, mesmo com todos os problemas financeiros, como a crise financeira, diminuição da arrecadação, os Prefeito e Prefeitas do Estado de Goiás, tiveram o comprometimento de pagar tanto a folha de dezembro, como o salário extra do décimo terceiro, isso evidência o trabalho sério dos gestores públicos comprometidos em pagar o salário de todos os servidores públicos”.