Nesta quarta-feira (22), vai ao ar o terceiro episódio do programa Literando para a Sagres TV (canal 26.1). No episódio, o tema central é a diversificação de leituras, o que inclui abrir espaço para novos gêneros literários, escritores, culturas e estilos de escrita.

Dessa forma, o contato com outros tipos de Literatura é um bom caminho para fortalecer o que especialistas chamam de “repertório cultural”, uma vez que os livros são boas portas de entrada para visões de mundos mais amplas e plurais.

Leitura de Mulheres

Uma das convidadas do episódio do Literando é a pesquisadora Maria Clara Dunk, que também atua como mediadora no Clube Leia Mulheres em Goiânia. Desse modo, o grupo é a ação regional do projeto que está em andamento em quase todos os estados brasileiros.

“A gente tem reunido cada vez mais pessoas. Nós temos encontros mensais para ler livros escritos exclusivamente por mulheres. Quadrinhos, romances, contos, até bula de remédio, se for escrito por mulheres, a gente lê”, explica.

Autorias negras

Diretamente do estado do Rio de Janeiro, o escritor Stefano Volp também é um dos convidados do programa. Nesse sentido, o autor de obras como “O segredo das larvas” e “Homens pretos não choram”, destaca a importância da valorização de escritores negros que, historicamente, são invisibilizados nos “rankings” mundiais de Literatura e na seleção dos ditos livros clássicos.

Além disso, ele também é o responsável pelo Clube da Caixa Preta, um clube de leitura que se dedica na tradução de obras de contistas negros para a Língua Portuguesa.

Leituras latinas

Assim, a valorização da Literatura produzida por autores da América Latina também é um dos pontos abordados pelo episódio. Para isso, também se une a conversa o criador de conteúdo Vinícius Barbosa, criador do perfil “Latina Leitura”.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 4 – Educação de Qualidade.

Leia mais