A Prefeitura de Goiânia informou que nos próximos 30 dias, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai regularizar pendências para que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu Goiânia) atue com capacidade máxima e possa atender a todas as demandas existentes.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Machado, a previsão é de que em breve a compra de insumos, equipamentos de proteção individual e convocação de pessoal concursado para que as ambulâncias e motolâncias atuem plenamente na atenção a todos que acionarem o telefone 192.
A SMS garante que a aquisição dos pneus para as viaturas já foi liberada e devem chegar em duas semanas. “A aplicação de outras medidas será facilitada com reajuste de repasse de verbas do Ministério da Saúde (MS) a partir do mês de agosto”, informa.
O secretário afirma que o Ministério da Saúde contribui, mensalmente, com R$ 370 mil para manutenção do Samu Goiânia. No entanto, o serviço custa para o município aproximadamente R$ 1,2 milhão por mês. O repasse do Governo Federal será reajustado em 133%, tendo como base o número de habitantes da cidade.
Como parte das novas medidas de melhoria, verba específica liberada pelo ministério será aplicada, futuramente, na construção de prédio próprio, prevê o secretário. “A sede atual já se apresenta inapropriada para a função. Por isso, temporariamente, vamos locar outro imóvel”.
Fernando Machado destaca que, no planejamento das diferentes áreas de atuação da SMS, é dada atenção especial para compra de insumos e equipamentos. “Com a demanda crescente da cidade, quando se chega ao final do processo burocrático, a necessidade muitas vezes passa a ser maior do que o previsto. Na tentativa de darmos agilidade à administração, em janeiro, reativamos processos parados há dois anos e vamos continuar”, conclui. – Com Prefeitura de Goiânia.