A eleição para reitoria da Universidade Federal de Goiás foi finalizada na última semana, com a candidata Sandramara Chaves, da Chapa Viva, sendo eleita para exercer a função. A nova reitora contou com 3.629 votos, dos 5.641 válidos, com percentual de 64,3%. O vice-reitor será o Jesiel Freitas Carvalho, professor de física. Com mandato de três anos a nova chapa assume em 2022.

Leia mais: Proposta de candidata à reitoria da UFG foca orçamento e continuidade dos trabalhos realizados pela atual gestão

Em entrevista à Sagres, Sandramara Chaves explicou quais são os próximos passos a serem seguidos pela Universidade, para dar continuidade ao processo de eleição. “Nós ainda temo dois processos. Temos o Conselho Universitário que será no dia 18 de julho, onde será feita uma votação para concepção dessa lista tríplice. Posteriormente ao Conselho essa lista será enviada para Brasília. A nossa expectativa é que a vontade da comunidade universitária seja respeitada”.

Confira a entrevista na íntegra:

Caberá ao presidente Jair Bolsonaro indicar o reitor com base na lista tríplice. Vale ressaltar que o presidente não tem seguido as posições tomadas pela comunidade, foi assim em outras universidades. Bolsonaro já chegou até a nomear pessoas fora da lista tríplice.

“Recentemente não foi nomeado o primeiro da lista tríplice. Na Federal de São Carlos o terceiro da lista tríplice foi nomeado. Mas nós temos uma expectativa muito positiva relação a nomeação do primeiro da lista tríplice. Até pela trajetória da UFG, temos uma história de relação respeitosa com o governo federal. Respeitosa no sentido de que a universidade cumpre o seu papel e a sua função social. Temos uma nossa relação republicana com todos os nosso parlamentares independente de sigla partidária”, destaca Sandramara Chaves.

A reitora eleita salientou que “existe uma determinação do Supremo Tribunal Federal que faz com que o presidente agora observe a lista tríplice”. De acordo com a professora, existe uma tradição na UFG em que a lista tríplice é constituída a partir da chapa eleita. Dessa forma, os integrantes da chapa perdera não participam da lista tríplice. Inclusive, a chapa perdedora já se manifestou abrindo mão da participação da lista. l

O mandato de Edward Madureira se encerra no dia 09 de janeiro de 2022 e a no dia seguinte a nova gestão já será iniciada. A expectativa é que a posse oficial, em Brasília, seja marcada para essa data. O ministro da educação que define o dia da posse oficial.

Sandramara Chaves é a atual vice-reitora; pedagoga pela UFG e professora da instituição desde 1993. Ela foi pró-reitora de graduação da UFG, entre 2006 e 2014, e presidente do Fórum Brasileiro de Pró-reitores de graduação em 2008.