Santa Casa de Misericórdia de Goiânia é referência regional em cirurgias (Foto: Cristiano Borges) 

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, e a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia (SCMG), assinaram hoje (30), um convênio para fortalecer e ampliar as ações e serviços de saúde prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com vigência de 12 meses, o convênio repassará um valor anual de R$ 24 milhões à unidade para custeio complementar. Os repasses mensais serão de R$ 2 milhões ao Hospital.

O objetivo da parceira é a ampliação dos serviços de saúde em média e alta complexidade hospitalar nas especialidades de Urologia, Cardiovascular e Vascular disponibilizados na rede pública de saúde. De acordo com o contrato, a Santa Casa deverá garantir a assistência integral ao usuário, com consultas e procedimentos nestas três áreas. Segundo o governo, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia é referência regional como maior unidade de saúde de caráter filantrópico no tratamento de média e alta complexidade médica e a  unidade participa em redes de atenção à saúde de referência estadual, como a de cirurgia cardiovascular e a de cirurgia urológica.

Estiveram presentes na sede da Santa Casa para a assinatura do contrato o governador Ronaldo Caiado, o secretário de Estado da Saúde de Goiás Ismael Alexandrino e a diretora da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, Irani Ribeiro de Moura. A diretora do hospital, Irani Ribeiro de Moura, afirmou que agora a Santa Casa terá recursos para atender e operar mais e tirar as pessoas da fila de espera por cirurgias. 

O secretário Ismael Alexandrino comentou que a regionalização da saúde não significa somente estadualização. “Realizar convênios, incluindo atendimento de urgência e emergência, cirurgias eletivas e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), fortalece o atendimento e propicia qualidade de saúde à população do interior que não precisa percorrer grandes distâncias para ser atendido na capital”. 

Além da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, o Goverrno firmou convênios com as Santas Casas de Catalão e Anápolis e também com o Hospital Padre Tiago de Jataí. Segundo o Governo, os convênios também contribuem para desafogar o atendimento na região metropolitana de Goiás, que antes concentrava serviços de oncologia no Estado. Caiado afirmou que a inicativa de firmar convênios visa recuperar os hospitais e melhorar o atendimento para as pessoas que precisam do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado de Goiás.

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/cV92sYM9S3I” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}