A primeira edição do Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas ocorre nos dias 26 e 27 de fevereiro em São Paulo. A pauta do evento é a integração entre finanças, clima e natureza para uma economia global sustentável e justa. O fórum é um evento oficial do G20 Social, associado à Reunião de Ministros de Relações Exteriores do G20 que ocorre nos dias 21 e 22 de fevereiro na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

A organização do fórum reúne algumas instituições, entre elas o Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto Igarapé e a Open Society Foundations. Portanto, o evento terá a presença de personalidades do setor privado nacional e internacional, ligadas à filantropia, economia, financiamento e transformação ecológica. Então, eles debatem bioeconomia, crise climática e a reforma da arquitetura do sistema financeiro internacional.

Leia também: Para além da COP 29: agenda ambiental conta com diversos eventos sobre sustentabilidade em 2024

Participantes

Entre os 600 convidados estão o ministro da Fazenda, Fernando Haddad e Joseph Stiglitz, Nobel de Economia e professor da Universidade de Columbia. Mas também confirmaram presença o Ilan Goldfajn, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o enviado especial da ONU para ação climática e finanças, Mark Carney.

Participam ainda o Alok Sharma, presidente da COP 26; Paul Polman, business leader, campaigner e co-author of Net Positive; Laurance Tubiana, CEO da European Climate Foundation (ECF); Além disso, o Benoit Bosquet, diretor regional de desenvolvimento sustentável para a região da América Latina e Caribe do Banco Mundial.

*Texto original do portal Notícias Sustentável

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia mais: