Meu objetivo era fazer um raio-x completo do Campeonato Brasileiro da Série B ao final do primeiro turno, mas como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não divulgou uma súmula e um borderô fica incompleta as informações. Então vou fazer do Atlético e do Vila Nova e depois quando eles divulgarem, eu coloco aqui. ATLÉTICO: Conquistou 36 pontos. 10 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. 38 gols marcados e 24 gols sofridos. Aproveitamento de 63,4%.

Começou a competição vencendo o América (RN), em Natal, por 2 a 1. Encerrou sua participação com derrota para o Bahia, em Salvador, por 2 a 1. Nos 19 jogos iniciais utilizou 29 jogadores.

O Goleiro Márcio e o atacante Marcão são os únicos jogadores que estiveram em todas as partidas. O goleiro sempre como titular e o atacante em 15 jogos começando o jogo. Recebeu 57 cartões amarelos e 3 vermelhos. O volante Robston recebeu 7 cartões amarelos. Jairo, Pituca e Leandro Carvalho foram expulsos. Quatro jogadores foram suspenso por duas vezes: Pituca, Robston, Jairo e Leandro Carvalho.

Nas 19 partidas foram 14 suspensões devido ao 3° cartão amarelo ou vermelho. Mauro Fernandes se junta a Marcelo Veiga (Bragantino), Rodney Gonçalves (Duque de Caxias), Roberto Fernandes (Figueirense), Oswaldo Alvarez (Guarani) e Dorival Jr (Vasco) como os únicos técnicos que estão desde o início da competição.

O Atlético tem o melhor ataque da competição: 38 gols marcados. Marcou 19 gols em cada tempo. Sendo 27 deles arremates de dentro da área, 1 de fora da área, 1 de pênalti, 3 de falta, 4 de cabeça e aina dois gols contra. Os artilheiros do time são: Marcão com 8 gols, Robston com 7 gols e Elias com 5 gols. Elias, Rafael Cruz e Robston já fizeram 4 assistências cada um. Sendo os melhores neste quesito dentro do grupo rubronegro. Sofreu 24 gols sendo 11 na etapa inicial e 13 na etapa final. 15 deles foi de chutes de dentro da área, um de fora, dois de pênalti, um de falta e cinco de cabeça. Como mandante foram 9 jogos: 7 vitórias e 2 empates. Marcou 24 gols e sofreu apenas 8.

Como visitante foram 10 jogos: 4 vitórias, 1 empate e 5 derrotas. Marcou 14 gols e sofreu 16. VILA NOVA: 16° colocado, o Vila conquistou 23 pontos. 6 vitórias, 5 empates e 8 derrotas. Marcou 17 gols e sofreu 27. Aproveitamento de 40,4%. Começou o Brasileirão empatando por 0 a 0 com a Portuguesa no Serra Dourada e encerrou o primeiro turno empatando com o Brasiliense por 0 a 0. Nas 19 rodadas, 36 jogadores foram utilizados.

O lateral direito Osmar foi o único jogador que atuou em todos os jogos. O zagueiro Leonardo vem em seguido com 18 participações. O Vila Nova recebeu 64 cartões amarelos e 8 cartões vermelhos.

O atacante Vanderlei é o jogador que mais recebeu cartões com 7 amarelos. Alisson, Bilica, Canindé, Cocito, Dida, Edson Borges, Walter e Washington foram expulsos. Ao todo, sete atletas foram suspensos por duas vezes: Bilica, Cocito, Dida, Edson Borges, Leonardo, Vanderlei e Washington. O Vila começou o Brasileiro com Gilson Kleina no comando e durou apenas duas rodadas. Em seguida veio Vagner Benazzi, onde esteve a frente do time por 17 rodadas. Arturzinho estreia hoje a noite contra a Portuguesa.

Com um dos piores ataques do campeonato, o Vila Nova balançou 17 vezes as redes adversárias. 8 gols de chute dentro de área, 2 de pênalti, 1 de falta e 6 de cabeça. Marcou seis gols na etapa inicial e 11 no segundo tempo. O principal artilheiro do time é William com 4 gols marcados. Em seguida vem Gil e Washington com três gols. Osmar é o jogador que mais deu passes que resultaram em gol: 3 passes.

Em seguinda vem Dida e William com duas assistências. Ao todo 27 gols sofreu a defesa vilanovense: 13 de chutes dentro da área, 4 de chutes de fora da área, 3 de pênalti, 3 de falta e 4 de cabeça. No primeiro tempo foram 15 gols sofridos e nove no segundo tempo. Como mandante o Vila Nova realizou 10 jogos: 5 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. Marcou 9 gols e sofreu 7. Como visitante a situação é ainda mais crítica: 9 jogos com uma vitória, dois empates e seis derrotas. Marcou oito gols e sofreu 20.   Que venha o segundo turno…