O número de casos de dengue na primeira semana de 2012 já é 56% menor que o registrado no mesmo período do ano passado. A redução nos casos notificados indica a efetividade do trabalho de prevenção intensificado em 2011, especialmente, nos municípios do interior do Estado. Na primeira semana de 2011 foram notificados 1.088 casos de Dengue em Goiás. Este ano, foram 478.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Tânia Vaz, explica que o objetivo da Secretaria de Saúde é trabalhar para manter este ritmo de queda nas estatísticas durante todo o ano. A superintendente explica que alguns fatores contribuíram para a redução nos casos, que vem caindo desde 2010. O primeiro fator é natural, pois depois da epidemia de 2010 muitas pessoas que tiveram contato com a doença adquiriram imunidade. “Mas o principal motivo foi a extensão das ações preventivas aos municípios do interior e as ações interinstitucionais”, explica Tânia.

A superintendente avalia que ainda existem municípios com problemas de subnotificação. A estes será dado maior apoio e condições técnicas para o combate à dengue. Para este ano, o trabalho de prevenção será focado no combate à proliferação do mosquito transmissor. Tânia Vaz disse que a Secretaria da Saúde prepara ações de esclarecimento e divulgação das formas de combate ao mosquito em todos os municípios goianos. “Hoje consideramos que a população é bem instruída sobre o perigo da dengue, mas vamos continuar este trabalho para intensificar a prevenção.”

Tânia Vaz disse ainda que a superintendência está em alerta para a ocorrência de casos de dengue Tipo 4. “Este sorotipo é preocupante, considerando que a população ainda não tem imunidade a este tipo de dengue. Preocupa porque a qualquer momento, se houver uma grande circulação deste vírus é possível que a gente viva um outro período epidêmico”, explicou a superintendente.

Na lista dos dez municípios com mais casos da doença, Goiânia e Aparecida de Goiânia continuam no topo. Seguidos de Aragarças, Crixás, Anápolis, Luziânia, Rio Verde, Itumbiara, São Luiz dos Montes Belos e Iporá. Os municípios de Cidade Ocidental, Goianésia , Jataí, Senador Canedo e Trindade, que no ano passado figuravam do 5º ao 10º lugar em casos notificados, conseguiram sair da lista.