O secretário de segurança pública de Goiás, Joaquim Mesquita, assinou nesta segunda feira (10), a lei que permite ao Estado recompensar o policial civil ou militar que apreender armas de fogo que estejam circulando de forma irregular, principalmente aquelas que estão nas mãos de bandidos. 

A gratificação será de R$ 200 por arma. O dinheiro irá para o policial ou para o grupo que fez a apreensão. Lembrando o montante máximo de apreensões que serão pagas é de R$ 1000 mensais. O secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, espera que a medida ajude retirar mais armas da rua e consequentemente diminua o número de crimes violentos. As polícias militar e civil tem batido recorde de apreensões de arma, e nós queremos estimulas as apreensões em número maior. Nós implementamos agora uma medida que está prevista no programa Goiás Cidadão Seguro, que pressupunha a conclusão das regiões integradas de segurança pública em todo o Estado de Goiás,” fala.

Joaquim Mesquita informou ainda que o valor de 200 reais será pago junto com o salário do policial, para receber é preciso que a arma seja levada até uma delegacia e seja feito um Boletim de Ocorrência (BO). As armas apreendidas serão encaminhadas ao poder judiciário, e depois destruídas.

Na mesma solenidade de assinatura da lei foi divulgado o número de homicídios em Goiás. No mês de janeiro deste ano foram mortas 227 pessoas, número superior ao registrado no ano passado, que foi de 219.