A Secretaria Municipal de Educação de Goiânia inicia nesta quinta-feira (26), trabalho de Busca Ativa na Educação de Jovens e Adultos. A ação visa evitar a evasão escolar, reintegrando estudantes afastados e ainda alcançando pessoas que não receberam a aprendizagem na infância ou adolescência.

“Essa busca ativa vai atrás do aluno matriculado, do ex-aluno e a comunidade divulga a necessidade dessa recomposição de aprendizagem perdida. Temos 7 mil vagas à disposição para que tenhamos nosso aluno na rede, o ideal era que não tivéssemos o Ensino de Jovens e Adultos e que a gente tivesse conseguido educar o aluno na idade a certa. Investiremos nos EJA para que esse aluno tenha condições de ter a sua formação e progredir no aspecto da educação’

O secretário Wellington Bessa, explicou que o programa de Educação de Jovens e Adultos foi reformulado. Para 2023, estão sendo ofertadas 7 mil vagas. No entanto, apenas 2 mil foram preenchidas, por isso, um trabalho de busca ativa na comunidade para completar o número de vagas.

Secretário de Educação, Wellington Bessa em entrevista à Sagres. Foto: Samuel Straioto.

“O Ensino de Jovens e Adultos é algo que nós temos uma preocupação muito grande, em razão das pessoas que não tiveram acesso à Educação, a e que possam ter agora, mas é um problema histórico. Fizemos uma reformulação do EJA, a proposta não era atrativa para os estudantes, pois ele não conseguia enxergar o resultado, o significado desse ensino que ele estava.

A Secretaria Municipal de Educação firmou parceria em articulação com associação de moradores, organizações de feiras e festas juninas, de futebol, lideranças religiosas, comunidades eclesiásticas, conselhos tutelares e demais organizações da sociedade civil.

A busca ativa abrangerá todas as 55 unidades de ensino que possuem turmas da modalidade.

Para se matricular na EJA, o estudante deve possuir pelo menos 15 anos de idade completos. Na rede municipal, a modalidade atende desde a alfabetização de jovens e adultos até a conclusão do Ensino Fundamental. Ao todo, são três anos de alfabetização e três anos de fase final do Ensino Fundamental (equivalente 6º ao 9º ano).

O candidato que não possuir documentação escolar poderá realizar a matrícula, desde que apresente o documento pessoal e comprovante de endereço. Nesse caso, a escola fará avaliação e o nivelamento em uma turma de acordo com os conhecimentos.