A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) está promovendo, nesta quarta-feira (15), o Encontro Estadual para Profissionais do Sistema de Garantia de Direitos. O tema da formação é ‘Reflexões, competências, atribuições e ações do SGD’. O evento para conselheiros tutelares tem a parceira da Superintendência da Criança, Adolescente e Juventude e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A formação está sendo realizada no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. As atividades começaram pela manhã e seguem até as 17h30min da tarde. Segundo a Seds, o objetivo do encontro é que conselheiros de direitos e tutelares de todo o estado tenham a oportunidade de fazer importantes reflexões sobre o SDG. Então serão realizadas discussões sobre as suas competências e atribuições.

Além disso, o encontro também é uma capacitação sobre as eleições dos conselheiros tutelares. Este ano por exemplo é eleitoral e o pleito está previsto para o dia 1 de outubro em todo país.

Atividades

Foto: Seds

As atividades do encontro estão sendo transmitidas pelo youtube. Assim, a programação inclui a participação de dois adolescentes.

A jovem Klara Mendes Lima vai conversar com os participantes sobre o combate ao trabalho infantil. Ela é coordenadora do Trabalho Infantil na Instituição Grupo Fraterno Paulo de Tarso.

Os adolescentes Maria Rita da Silva Lima, Júlia Caldeira Silva, Arthur Esteves de Oliveira e Nicole Souza Simplício vão levar aos conselheiros suas experiências no programa Jovem Aprendiz do futuro.

Além disso, a formação conta com a participação dos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Christiano de Lima e Silva Melo, que é o presidente da Comissão dos Direitos das Famílias e Roberta Muniz Elias, a presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Formação

Conforme a Seds, o evento ainda terá a participação de representantes da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), do Ministério Público do Estado de Goiás, da Defensoria Pública do Estado de Goiás e do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). 


A presidenta da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração, Maria Raquel Barbosa, levou ao evento uma reflexão sobre os desafios na Inclusão de jovens no mercado de trabalho. E os profissionais do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás apresentaram diversas palestras sobre direitos da criança e do adolescente. E ainda sobre o processo de escolha de conselheiros tutelares.

Leia mais: