Jovens visitam exposição sobre brasileiras que fizeram história no Brasil

Personagens de luta e que deixaram seu nome na história brasileira são o tema da exposição “Mulheres que mudaram 200 anos”, em cartaz na Caixa Cultural. Em homenagem ao mês da mulher, jovens da Renapsi (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração) Bahia fizeram uma visita à exposição na capital Salvador e conheceram mais afundo algumas dessas histórias.  

“Maria da Penha foi a história que mais me interessou, pois ela lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. Eu me conectei com esse tema como uma reflexão pois foi uma mulher muito guerreira que lutou para condenar um agressor, achei bastante importante a história dela”, afirmou a jovem Aisiane de Assis Santos, de 18 anos que classificou a exposição como muito interessante e informativa.  

A história de Maria da Penha também chamou a atenção da jovem Jennifer Freitas, de 16 anos, que se conectou com a personagem em virtude de uma experiência pessoal. Apesar de já ter ouvido falar da ativista, Jennifer aproveitou a oportunidade para conhecer mais afundo os detalhes da sua trajetória.  

“Eu conheço umas pessoas que passaram por situações difíceis, que apanharam do marido, teve ferimentos, enfim. Me chamou bastante atenção a história da idealizadora da lei Maria da Penha – ela que levou facadas, foi espancada diversas vezes, e pelo fato de ter levado uma facada ela acabou numa cadeira de rodas. Cada uma dessas mulheres que conheci tem uma vida marcada e cada uma é muito importante e interessante”, avaliou.  

Leia mais:

A exposição fala sobre personagens, mas também sobre tradições. Dentre todo o conhecimento adquirido na visita, o jovem Pedro Filipe, de 19 anos, destaca o tema das Caretas do Mingau, manifestação folclórica centenária realizada no mês de julho na Bahia.  

“A informação que eu achei mais interessante foi sobre as caretas do mingau, que é um evento cultural que acontece inclusive até hoje, como uma forma de manifestar e manter viva a luta feminina pela independência da Bahia”, destacou.  

Conhecendo mulheres brasileiras 

A instrutora do polo Bahia, Rejane dos Santos, foi quem acompanhou a turma durante a visita e destaca que a iniciativa partiu, principalmente, de perceber dos jovens a dificuldade de elencar personagens femininos que afetaram a história do Brasil.  

“Dentro da proposta em conhecer mulheres que inspiram, foi importante fazê-los se aprofundar na história dessas mulheres, que por muitas vezes eram pessoas comuns, mas que vieram e apresentaram ao mundo uma nova perspectiva de luta, se tornando figuras decisivas para o desenvolvimento recente do nosso país, e que assim não recebem o devido reconhecimento. Personagens que ainda não estão nos livros de história e que precisam ter a sua trajetória de luta e simbolismo contada”, resumiu. 

A exposição 

Em cartaz desde janeiro na Caixa Cultural, a exposição “Mulheres que Mudaram 200 Anos” é uma exposição histórico-biográfica sobre mulheres que tiveram participação relevante durante o processo de independência do Brasil e nos anos de sustentação do movimento. A mostra acontece simultaneamente em todo o país, mas em cada unidade assume uma identidade própria, por meio de diferentes visões sobre as personagens, ilustradas em pinturas, desenhos, fotografias, vídeos, instalações e bandeiras.

Produzida a partir de historiografia inédita de Mary del Priore e com direção curatorial de Marina Bortoluzzi, a exposição, construída por uma equipe composta integralmente por mulheres, conta com a participação de artistas visuais mulheres e obras de arte selecionadas por uma curadoria interseccional e transversal. 

Segundo a organização, essa exposição é “mais do que uma iniciativa de resgate. É uma afirmação de existências que, pelo olhar da arte, convidam a pensar acerca dos processos sociais e dos atravessamentos que, muitas vezes, passam ao largo das narrativas formalmente documentadas”. 

A Renapsi

A Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração é Organização da Sociedade Civil (OSC), com 30 anos de atuação no Brasil, que une educação, trabalho e tecnologia inovadora com impacto social para criar oportunidades na vida de jovens, empresas e de toda a sociedade. A organização é referência na qualificação e inserção de jovens no mercado de trabalho, com atuação reconhecida no Brasil e no exterior.