Criada no mês de junho deste ano a secretaria de Administração Penitenciária e Justiça, comandada pelo secretário Edemundo Dias, completou seis meses de atuação, a secretaria é responsável pela administração do sistema prisional, direitos humanos e o Procon Goiás. O sistema prisional é responsável por uma população carcerária de 15 mil detentos, distribuídos em várias unidades prisionais em todo estado.

De acordo como secretário Edemundo Dias esse ano foram abertas 436 novas vagas o que tem ajudado a desafogar o sistema, e já estão em fase de construção ou 8 novas unidades prisionais. O governador determinou para a gente trabalhar com todo o afinco para aumentar o número de vagas de custódia de presos no Estado para que a polícia possa trabalhar, e para que as pessoas que cometem crimes sejam recolhidas. Nós estamos abrindo até o final de 2014 e meados de 2015, cinco mil novas vagas.

De acordo com o secretário essas novas unidades vão ter espaço para que os detentos possam estudar e trabalhar. “Nós estamos fazendo espaços de escola, educação e aproveitamento de mão de obra. Com estes projetos de ressocialização nós baixamos a reincidência criminal e o ambiente carcerário fica mais tranquilo,” conta.

Outra mudança destacada por Edemundo dias foi a humanização na revista das visitas. “A pessoa que vai visitar o sistema prisional hoje, ela é tratada com dignidade. Ela não é vexatoriamente revista, isto também tranquiliza a população carcerária,” exemplifica.

O secretário Edemundo dias informou ainda que este ano foram contratados 297 profissionais de saúde para o sistema prisional, e está prevista a compra de um scanner corporal, câmeras de monitoramento e concurso público.