Sede da COP 30, Belém destaca avanços no turismo em preparação para a Conferência  

Confirmada em novembro deste ano como sede da COP 30, a cidade de Belém segue na preparação para sediar a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas em 2025. Embora os desafios sejam muitos, a capital paraense já celebra alguns avanços, como na área do turismo.  

Conforme divulgado pelo portal oficial da Prefeitura de Belém a Secretaria Municipal de Turismo (Belemtur), encerra 2023 com uma expansão considerada significativa na rede de Postos de Informações Turísticas (PITs) da capital, com o objetivo de consolidar pontos estratégicos para receber e orientar os visitantes. 

“Belém passa por uma transformação notável em seu cenário turístico, impulsionada pela criação da Secretaria Municipal de Turismo. A mudança não apenas reflete nosso compromisso com o desenvolvimento do setor, mas a sua importância estratégica para promover o crescimento econômico local”, avalia o secretário municipal de Turismo, André Cunha.

A criação da Secretaria Municipal de Turismo (Belemtur), aprovada em 2022 e consolidada em 2023 foi um dos passos decisivos para impulsionar o potencial turístico da cidade. Com a implementação, a secretaria ficou a par da responsabilidade de fomentar, implantar e executar projetos e ações voltadas ao turismo.  

Além disso, a Belemtur também assumiu um papel ativo no auxílio à comunidade local em questões relacionadas a obras e serviços públicos, com foco nas atividades turísticas e considerando aspectos sociais, econômicos, administrativos e políticos. 

Postos de Informações Turísticas  

Estrategicamente posicionados em locais-chave da cidade, os PITs oferecem informações sobre as atrações turísticas de Belém. Recentemente novos postos foram inaugurados, como os do Mangal das Garças e do Terminal Rodoviário de Belém, facilitando o acesso e melhorando a experiência dos turistas, oferecendo informações precisas e detalhadas.

Além disso, a gestão municipal apostou na capacitação para o atendimento ao público com a oferta de mais workshops de Excelência no Atendimento ao Público. A iniciativa alcançou trabalhadores que atuam tanto na área urbana, como na região das ilhas de Belém. Profissionais do Ver-o-Peso, da praça da República, do Ver-o-Rio, de bares, restaurantes e da Orla de Icoaraci foram alguns dos que aproveitaram a qualificação oferecida pela Prefeitura.

COP 30 

Prestes a estar no centro das atenções mundiais no que se refere às discussões climáticas, Belém fortalece o turismo e segue enfrentando os desafios de se adequar à realização de um evento de tamanha magnitude como a COP 30.

Segundo a gestão municipal, esta é a oportunidade de “deixar como legado duradouro melhorias de infraestrutura, a preservação ambiental e conscientização global.”. As gestões municipal e estadual, alinhadas ao Governo Federal, tem enfrentado os desafios de planejar e preparar a capital paraense. Uma das grandes discussões gira em torno da hotelaria. Com expectativa de receber mais de 60 mil visitantes e com pouco mais de 25 mil leitos de hospedagens registrados, a capital paraense precisaria dobrar a capacidade.

Para isso, o Governo Estadual firmou parceria com a plataforma de hospedagens Airbnb, além de seguir com estratégias que incluem a possibilidade de usar cidades próximas a Belém, como Salinópolis, como ponto de apoio para a hospedagem dos chefes de estado.

Inovação  

Além da ampliação dos PITs e de outras ações em andamento, a Prefeitura de Belém prevê para o primeiro semestre de 2024 o lançamento de um aplicativo turístico gratuito à população e visitantes. A iniciativa busca proporcionar uma experiência única aos visitantes, integrando tecnologia e turismo de forma inovadora. O aplicativo apresenta como principais recursos:  

Guias interativos – Oferece guias interativos, permitindo que os usuários explorem os pontos turísticos de Belém com informações detalhadas, histórias fascinantes e recursos multimídia; 

Roteiros personalizados – Os visitantes poderão criar roteiros personalizados com base em suas preferências, interesses e tempo disponível, otimizando sua experiência na cidade; 

Realidade aumentada – Recursos de realidade aumentada estão incorporados no aplicativo, possibilitando uma experiência interativa e imersiva em locais históricos e pontos de referência; 

Informações em tempo real – O aplicativo vai manter os usuários atualizados com informações em tempo real sobre eventos, condições climáticas, horários de funcionamento e outras informações relevantes; e 

Acessibilidade – Com foco na inclusão, o aplicativo está projetado para atender a diversas necessidades, garantindo que todos os visitantes possam desfrutar plenamente das maravilhas de Belém. 

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) – ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança do Clima.

Leia mais: