Litoral paraense pode ser alternativa de hospedagem para a COP 30 em Belém 

Diante da escassez de vagas no setor hoteleiro da capital Belém, o litoral paraense pode ser alternativa de hospedagem para a COP 30 – membros do governo paraense e do Itamaraty avaliam a possibilidade de colocar a cidade de Salinópolis como ponto de apoio para a hospedagem de chefes de estado e autoridades.  

Conhecida popularmente como Salinas, a cidade localizada na região denominada Salgado paraense, na costa do norte brasileiro. Distante a 215km de Belém, a cidade tem um forte apelo turístico e é servida por hotéis e resorts. A aposta seria no deslocamento aéreo para facilitar o acesso à capital paraense, desafogando a rede hoteleira da Capital.  

Desde que foi anunciada como sede da COP-30 pela ONU em maio deste ano, a cidade de Belém vem fazendo estudos e anunciando medidas para adequar a infraestrutura da capital às necessidades para atender um evento desse porte. O setor hoteleiro é alvo de preocupação e, além do uso de outras cidades, medidas já foram estudadas como, por exemplo, o uso de prédios federais abandonados para reforma e hospedagem. 

Infraestrutura 

Na última semana, a prefeitura de Belém anunciou investimentos de mais de R$ 2 bilhões em obras na cidade até 2024. A notícia divulgada pelo município afirma que as obras estruturais “mudarão a vida da população da capital paraense nas áreas de mobilidade, saneamento e saúde, especialmente em áreas periféricas”.  

Apresentado durante o Fórum de Participação Cidadã, o pacote de investimentos visa também adequar a cidade à realização da Conferência do clima, em 2025. Entre os investimentos estão o Parque Urbano Igarapé São Joaquim, a implantação do BRS (Bus Rapid Service) na Av. Júlio César, e reforma do Complexo do Ver-o-Peso e a macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Mata Fome (Prommaf).  

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) – ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança do Clima.

Leia mais: