O governador Ronaldo Caiado (DEM) inaugurou, nesta terça-feira (27), a nova sede do 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (BBM), no bairro Conjunto Morada do Morro, no município de Senador Canedo, Região Metropolitana de Goiânia. Com investimento de R$ 1,09 milhão, a obra contou com recursos do Fundo Especial de Reequipamento do Bombeiro (Fembom). Na mesma ocasião, houve a entrega de um caminhão autotanque à corporação.

O 14º BBM servirá de base para um efetivo de 49 bombeiros. O terreno está localizado em um ponto estratégico, com acesso às principais rotas da cidade e aos municípios vizinhos, o que garante mais eficiência no atendimento de ocorrências.

A área total é de 2,8 mil metros quadrados e possui estacionamento para as viaturas e um espaço destinado a treinamentos e manobras. Conta, ainda, com um bloco administrativo e outro operacional, onde ficam cozinha, refeitório, alojamentos e almoxarifado. O terreno para a construção da unidade foi doado pela Prefeitura de Senador Canedo. Já a estruturação teve apoio do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e da Câmara Municipal.

Sobre o autotanque destinado à corporação, trata-se de um veículo doado ao Estado pela Receita Federal. O caminhão, que tem capacidade para 20 mil litros de água, foi totalmente adaptado pelo Corpo de Bombeiros para atendimento de casos de incêndio em Senador Canedo e redondezas. De acordo com o Governo de Goiás o investimento na reforma do veículo foi de R$ 80 mil.

Leia também: MPF-GO dá prazo de 10 dias para Anvisa e SES-GO explicarem frascos com menos doses da vacina contra Covid

Atendimento

Segundo o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, as novas instalações vão contribuir diretamente com a qualidade de atendimento e aprimoramento do tempo de resposta. “Hoje estamos vendo um exemplo dessa integração com a doação desse caminhão para o Corpo de Bombeiros por parte do nosso delegado da Receita Federal. Goiás é lugar de pessoas que merecem esse trabalho que vocês, bombeiros militares, guardas municipais, policiais estão realizando”, ressaltou.

“Essa tropa tem trabalhado dia e noite para atender aos goianos da melhor forma possível”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos. “A gente têm transformado veículos depositados pelos pátios, perdidos pelo sol, pela chuva, em equipamentos de salvar vidas. É uma economia muito grande para o estado de Goiás”, acrescentou.

Vacinação

Em entrevista após o evento, o governador falou sobre a campanha de imunização contra a Covid-19. “Tão logo termine a faixa etária dos 60 anos, professores começam a ser imunizados. Nós ainda não concluímos os 63 anos. Devemos chegar até o final de maio com os de 60 anos”, disse o governador.

“Aí sim, vamos dar preferência para todos aqueles com comorbidades ou portadores de doenças raras, e ainda pessoas que estão submetidas a tratamento oncológico ou de hemodiálise, além dos professores e professoras, para que possamos, no segundo semestre, já pensar em voltar nossas atividades iniciando pelo menos em 30%, chegando em 50% e, depois, a carga plena nas nossas escolas”, explicou.

Leia mais: Governo de Goiás distribui 20 mil máscaras para usuários do transporte coletivo nesta terça-feira (27)

Caiado cumprimentou os responsáveis por elucidar o furto de doses de vacinas do almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde, em Goiânia, e prender os suspeitos pelo crime, no início de abril. “Eu fiz questão de fazer uma postagem cumprimentando a Guarda Municipal de Senador Canedo pela eficiência, e capacidade de identificar os autores e levar à nossa polícia. Serviu como exemplo para que não tentassem assaltar aquilo que é propriedade da população”, afirmou o governador.

*Com informações do Governo de Goiás