O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Textil (Cetiqt) do Senai vai realizar medição da população para desenvolver tabelas de medidas do corpo humano para atender os fabricantes de roupas e os consumidores. A intenção é padronizar o tamanho das roupas no Brasil. A falta de padronização causa prejuízo aos confeccionistas e gera transtornos ao consumidor no momento de escolher as roupas.

No país, a maioria das grifes não segue a norma das medidas do corpo, já que a adesão é voluntária. A medição é feita por um body scanner que faz a leitura do corpo humano, como explica a coordenadora técnica da pós graduação na área do vestuário Ildete Dias de Souza. “A gente está fazendo uma pesquisa por amostragem. Então, em cada cidade que a pesquisa é realizada são feitas aproximadamente 500 medições. São voluntários na faixa de 18 a 65 anos. A pessoa entra no body scanner, e em aproximadamente um minuto são tiradas medidas 100 medidas do corpo”, revela.

A coordenadora Ildete Dias de Souza informa o local da medição em Goiás será a Faculdade de Tecnologia do Senai, localizada no Setor Centro-Oeste, em Goiânia, entre os dias 14 e 29 de outubro. Os horários de medição podem ser checados no site www.senaigo.com.br.