Assim como na Série A, a segunda divisão do Campeonato Brasileiro segue com emoções garantidas na reta final. Ao contrário da principal divisão da competição nacional, o campeão da Série B já está definido. O Atlético conquistou seu primeiro caneco no torneio com duas rodadas de antecedência. Amanhã, contra o Bahia, no estádio Olímpico, em partida válida pela 38ª e última rodada, o Dragão vai receber as faixas de campeão e troféu oficial do Brasileirão Série B.

O que está em disputa então? As últimas vagas do acesso e a definição dos rebaixados para Série C. Além do Atlético, o Avaí já garantiu seu retorno à elite. Na parte de baixo três equipes já sabem que vão jogar na terceira divisão em 2017: Sampaio Corrêa, Tupi e Bragantino. A última vaga, que ninguém deseja ficar, está sendo disputada por Joinville e Oeste. Confira abaixo o que cada equipe envolvida nestas brigas precisam fazer na última rodada da Série B.

ACESSO

Três equipes lutam pelas últimas duas vagas na Série A da próxima temporada: Bahia (3º colocado com 63 pontos), Vasco (4º colocado com 62 pontos) e Náutico (5º colocado com 60 pontos).

Bahia: o tricolor de aço depende apenas de si. O time de Salvador precisa de apenas um ponto para garantir o acesso. O adversário, no entanto, será o Atlético, campeão brasileiro da Série B, que venceu os últimos quatro jogos disputados como mandante. Contudo, o retrospecto dos baianos também é favorável para conquista do acesso. Nos últimos 10 jogos, somente uma vez o Bahia não pontuo – na derrota para o Londrina, fora de casa.

Vasco: os cruzmaltinos, se vencerem vão garantir o retorno à elite. Além da vitória, um empate pode ajudar, mas neste caso o Vasco, que joga no próximo sábado (26), às 17h30, contra o Ceará, no Maracanã, terá que torcer para que o Náutico não triunfe sobre o Oeste, na Arena Pernambuco.

Náutico: Dos três concorrentes pelo acesso, o Timbu é o único que não depende apenas de si. A primeira missão é vencer o Oeste, sábado, às 17h30, em Recife. Ou seja, repetir o que fizeram nas últimas seis rodadas como mandante. Triunfando, o Náutico vai ligar o secador contra o Vasco. O clube pernambucano precisa que a equipe carioca conquiste no máximo um ponto diante o Ceará, no Maracanã. Nesta situação, o Náutico igualaria o mesmo número de pontos do rival, mas nos critérios de desempate levaria melhor por ter uma vitória a mais – 19 contra 18.

REBAIXAMENTO

A luta contra a degola também está boa. A atratividade se deve porque um clube goiano poderá definir os rumos da disputa. Joinville e Oeste brigam pela manutenção na Série B. A equipe catarinense encara o Vila Nova, em sua Arena; enquanto o clube do interior de São Paulo visita o Náutico.

Oeste: o time de Itápolis (SP) depende do seu próprio resultado para se manter na segunda divisão nacional. O problema é que o adversário será o Timbu, que disputa uma vaga pelo acesso. Para piorar, o Oeste não venceu nenhum dos últimos 16 jogos realizados na competição. E para permanecer na Série B, o time paulista terá que vencer. Caso empate, terá que secar o Joinville. Nesta situação, o tricolor de Santa Catarina não poderia vencer o Tigrão.

Joinville: a matemática do JEC para continuar na Série B é simples: vitória sobre o Vila Nova e tropeço do Oeste diante ao Náutico. O empate também servirá para os catarinense, mas nesse caso o Oeste não pode pontuar na rodada. Dessa forma os clubes ficariam com o número de pontos conquistados, mas o Joinville levaria a melhor por ter vencido oito jogos contra sete do rival.