Na edição #75 do Sagres Internacional, Rubens Salomão e o professor Norberto Salomão analisam assuntos importantes como os desafios da ONU em 75 anos de sua fundação e a referência brasileira Bertha Lutz; Anthony Faucci mantém preocupação com pandemia nos EUA e vice-presidente defende comícios de campanha de Donald Trump; sede da Nasa passará a ter o nome de sua primeira engenheira negra; União Europeia exclui Brasil, EUA e Rússia de lista para reabertura de fronteiras; Argentina localiza nuvem de gafanhotos e Brasil participa de reunião para definir estratégias; e ainda a música mais tocada nas paradas da Malásia.

 

O abre aspas dessa semana é duplo, abordando a situação política e de saúde nos EUA. Primeiro, para o vice-presidente, Mike Pence, que tem coordenado o trabalho de combate à pandemia no país. Ele foi questionado e tentou explicar, em entrevista coletiva, porque o presidente Donald Trump continua a realizar eventos e comícios de campanha mesmo em locais com altos números de casos e mortes causadas pelo coronavírus.

“Bem a… a liberdade de manifestação, o direito de realizar assembleias pacíficas previsto na constituição dos Estados Unidos. E temos uma eleição chegando. O presidente Trump está, eu acredito, dando os passos adequados avaliando os eventos recentes e dando às pessoas os melhores conselhos que temos. Nós ainda queremos que as pessoas tenham a liberdade de participar do processo político e respeitamos isso. Gostei de ver que as taxas em Oklahoma tiveram uma queda e isso mostra que as pessoas estão usando o senso comum e estão sendo responsáveis ”, disse Mike Pence.

Nesta mesma semana, o epidemiologista Anthony Faucci, que trabalha com aconselhamentos diretos à Casa Branca refutou avaliação de que a situação da pandemia de covid-19 inspire menor preocupação nos EUA e condenou o movimento de rápida reabertura das atividades econômicas e aumento da movimentação de pessoas.

“Qualquer um que se infecte é parte do dinâmico processo de pandemia. Eu sei porque posso entender. Quando eu estava em um estágio da minha vida em que eu dizia que era invulnerável, então vou assumir alguns riscos. O que não estamos considerando é algo que nunca enfrentamos antes: um risco para você não está apenas isolado a você. Porque se você é contaminado, vai inadvertidamente se tornar parte do processo de propagação dinâmica e você poderá infectar alguém que é vulnerável. Você tem uma responsabilidade individual sobre você, mas você tem uma responsabilidade social, porque se queremos vencer essa pandemia, temos que entender que somos parte do processo. Podemos ser tanto parte da solução quanto parte do problema”, afirmou o epidemiologista.

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, afirmou que o país conseguiu “achatar a curva” de transmissão da Covid-19, mesmo com 40 mil novos casos da doença registrados em um dia.

Tema do dia

No dia 26 de junho de 1945, há 75 anos, 50 países se comprometiam com os 19 capítulos e 111 artigos da Carta das Nações Unidas, o documento que fundou a ONU. Somente quatro mulheres assinaram o texto mais importante da organização: a cientista e diplomata brasileira Bertha Lutz; Minerva Bernardino, da República Dominicana; Virginia Gildersleeve, dos EUA; e Wu Yi-fang, da China.

A inclusão da igualdade de direitos de homens e mulheres na Carta da ONU, documento lançado em 1945 que criou as Nações Unidas, foi fruto da insistência de diplomatas latino-americanas lideradas pela cientista brasileira Bertha Lutz, que enfrentou forte oposição das delegações norte-americana e britânica.

A Carta da ONU, documento elaborado durante a conferência de San Francisco (Estados Unidos) em 1945 que deu origem às Nações Unidas, foi um dos primeiros tratados internacionais a mencionar em seu texto a necessidade de igualdade de direitos entre homens e mulheres.

Informações pelo mundo

A sede da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, passará a ser chamada de Edifício Mary W. Jackson, em homenagem à primeira engenheira negra da instituição e uma cientista importante para o órgão. O anúncio foi feito nesta semana pelo administrador da Nasa, Jim Bridenstine.

A lista de países considerados suficientemente seguros para que seus cidadãos possam entrar na Europa foi elaborada em uma reunião dos embaixadores dos 27 integrantes da UE e do espaço Schengen (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça) na noite de ontem. O objetivo é reativar o turismo da região, fortemente afetado com o fechamento das fronteiras externas em 16 de março e o início da quarentena na maioria dos integrantes do bloco, mas com segurança.

Notícias do Brasil

As importações chinesas de soja do principal fornecedor, o Brasil, atingiram em maio o nível mais alto em dois anos, com a China demonstrando grande apetite por uma safra brasileira recorde neste ano. A China, o maior importador mundial de soja, levou 8,86 milhões de toneladas de soja brasileira no mês passado, o maior volume desde maio de 2018 e 41% a mais do que as 6,3 milhões de toneladas vistas no mesmo período de 2019, mostraram dados da Administração Geral das Alfândegas.

As importações de soja do Brasil também cresceram 49% na comparação com abril.
Já as compras chinesas de soja dos Estados Unidos somaram 491.697 toneladas em maio, queda de quase 50% em relação a maio de 2019 e a menor contagem mensal desde janeiro de 2019.

Agora, espera-se que a China volte-se aos Estados Unidos, à medida que os chineses tentam cumprir seu acordo de impulsionar as compras agrícolas sob o pacto comercial da fase 1 com os norte-americanos –Pequim repetiu seu compromisso durante conversas no Havaí na semana passada.

Confira a música mais tocada na Malásia

Melanie Martinez – Play Date

 

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-GO. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.

Confira as edições anteriores