O presidente metropolitano do PSD e coordenador da campanha de Vanderlan Cardoso, Simeyzon Silveira, afirmou à Sagres 730 nesta sexta-feira (20), que a declaração do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, foi em prol da saúde de Maguito e não declaração de apoio eleitoral.

Nesta quinta-feira (19), Iris Rezende, chamou o candidato à prefeitura de Goiânia, Maguito Vilela, de “nosso candidato”. Ele aparece ao lado de vereadores e deputados do MDB. No vídeo, Iris diz: “É nessa hora que todos nós, lideranças do MDB, deputados, vereadores, devemos elevar o nosso pensamento ao céu e pedir a Deus a recuperação imediata do nosso candidato a prefeito Maguito Vilela para que essa cidade possa viver esse período tão difícil, com confiança absoluta nas suas lideranças”.

Simeyzon Silveira entende que o ato do prefeito Iris Rezende “foi um ato humano”, ao chamar lideranças políticas para orar pelo Maguito. “É o que todos nós estamos fazendo. Nós estamos orando com o Maguito, junto com o prefeito Iris Rezende, junto com toda cidade, porque todos nós queremos que o Maguito saia dessa situação. A questão de saúde está acima de qualquer situação, nós também estamos orando, não é só os mdbistas”, disse.

Questionado sobre outra parte do vídeo, em que Iris declarou que “o partido que me o deputado, prefeito, governador, continua vivo, atuante e nunca esse país precisou tanto da participação de políticos qualificados e idealistas como agora para encontrar aquela posição diante de tanta crise que dê segurança e garantia ao povo de dias melhores”. Simeyzon afirmou que viu com naturalidade e não como apoio eleitoral.

“Essa conotação que tentam dar e a todo momento tentam colar a imagem do Iris a do Maguito, a campanha mdbista todo momento forçando a barra nessa situação. O Iris foi extremamente elegante, mostrou sua grandeza, nós estamos junto com ele nessa corrente de oração. O Iris quando entra em uma campanha todo mundo sabe que ele entrou. O Iris quando define um lado ele não é de ficar fazendo meias palavras. Nós vimos com muita naturalidade e, com certeza, estaremos junto na corrente de oração”, avaliou.

Campanha eleitoral

Na disputa pelo apoio do prefeito Iris Rezende, a equipe de coordenação do candidato Vanderlan Cardoso (PSD) lançou o slogan “Sou Iris, voto 55”, tentando conquistar votos de eleitores que aprovam a gestão do emedebista. De acordo com Simeyzon Silveira, a estratégia partiu de um “grupo histórico do MDB Irista” que decidiu pela campanha do Vanderlan.

“Não é a gente que está com essa estratégia, existe um grupo irista que está se movimentando e que decidiram pela campanha do Vanderlan. Então esse grupo se juntou, vai fazer um ato de apoio a Vanderlan, não é uma ato nosso, mas sim de grupo histórico do MDB Irista e que hoje vão fazer um ato de apoio”, disse. “Vimos com bons olhos e entendemos que é uma atitude que engrandece nossa campanha”, completou.

A equipe de coordenação do candidato Vanderlan Cardoso (PSD) decidiu não realizar “atos festivos”, em respeito ao estado de saúde do candidato adversário. Além disso, vão trabalhar com temas da cidade e menos sobre o adversário.

“A nossa campanha tem sido uma campanha propositiva desde o primeiro turno, nós só discutimos a cidade. Nós tratamos a campanha eleitoral com muita seriedade e desde o inicio se propuseram a fazer uma campanha propositiva. O eleitor merece respeito, ele precisa entender o que cada coligação pensa sobre Goiânia, o eleitor vai escolher alguém para ser o prefeito de uma capital e precisa se identificar com as propostas e aquele gestor que se propõe a administrar a cidade”, disse.