Sagres em OFF
Rubens Salomão

Sindicato aponta “crise pontual”, garante simulador de IPTU e defende diálogo com Sefin

A Controladoria-Geral do Município de Goiânia (CGM) vai abrir a segunda sindicância para apurar a conduta do servidor efetivo João Cláudio Fernandes, ex-superintendente de Administração Tributária da Secretaria de Finanças. O auditor fiscal do município foi exonerado do cargo em comissão depois de se negar a conceder entrevista sobre a elaboração de simulador para cálculo prévio dos valores de IPTU e ITU em Goiânia. A crise, que também envolve demandas da categoria por mais benefícios junto à Prefeitura, escalou para a entrega de cargos por 25 servidores na Sefin, há duas semanas.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

A presidente do Sindicato dos Auditores de Tributos do Município de Goiânia (Sindiffim), Vera Lúcia Sotkeviciene Moura, aponta que a crise entre a categoria e a Secretaria de Finanças foi apenas “pontual” e estranhou a entrevista concedida ontem pelo ex-superintendente ao Sistema Sagres. “Tínhamos feito até uma reunião da diretoria definindo que ele não ia dar entrevista até para proteger imagem dele e não ficar essa questão pessoal. Me surpreendeu, porque após a criação do grupo de trabalho pelo secretário, o grupo está trabalhando e o simulador será entregue, sim, no prazo que foi estipulado”, aponta à Coluna.

A primeira sindicância foi aberta na CGM por conta da negativa de João Cláudio em conceder entrevista à TV Anhanguera. Na avaliação da Prefeitura, João Cláudio contrariou o Código de Ética dos auditores, definido pela Lei Municipal 10268/2018. “Cumpre ao Auditor de Tributos abster-se de comentários, entrevistas, debates ou declarações públicas sobre processos ou procedimentos tributários, exceto quando no exercício de cargo de direção, chefia e assessoramento, em especial, de Superintendente da Administração Tributária”, define o texto do Código.

Foto: Paço Municipal de Goiânia. (Crédito: Divulgação / Prefeitura de Goiânia)

Categoria

A presidente do Sindiffim e comissão de auditores reiniciaram na última semana as conversas com a Prefeitura sobre novos benefícios à categoria. “Iniciamos novas conversações com o secretário e entregamos um documento que ele ficou de levar ao prefeito pedindo ali algumas melhorias na estrutura ou pelo menos um planejamento para melhorar essa estrutura”, defende Vera Lúcia.

Distorções

O sindicato ainda rejeita as críticas de João Cláudio Fernandes sobre possíveis distorções entre os dados a serem apresentados no simulador e a efetiva cobrança do IPTU, em janeiro de 2022, com lançamento de boletos em fevereiro.

Normalidade

“Elas são normais porque o cadastro (do IPTU) muda todo dia e a Lei diz que a cobrança tem de ser relativa ao cadastro no dia 1º de janeiro. Se vai fazer um simulador agora, um outro dia será considerado e as distorções até janeiro são naturais”, afirma Vera Lúcia.

Foto: Ronaldo Caiado abraça Ana Paula Rezende, na primeira edição do Mutirão. (Crédito: Divulgação)

Agendas

Considerada um “sucesso” pelo governo estadual, a primeira edição “Mutirão Iris Rezende”, realizada na região noroeste de Goiânia, promoveu 70 mil atendimentos a 55 mil pessoas que passaram pelas tendas, no último fim de semana. Palacianos apontam que o ritmo da agenda de mutirões será mantido até junho, até quando ações do tipo podem ser realizados, de acordo com a Legislação Eleitoral.

Data e local

A segunda edição do mutirão será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro, no Jardim Liberdade, em Aparecida de Goiânia. Não por acaso, o local escolhido fica no município administrado pelo principal adversário do governador Ronaldo Caiado, o prefeito Gustavo Mendanha (sem partido).

Foto: Iris Rezende em inauguração de Cmei. (Crédito: Prefeitura de Goiânia)

Subida

Ainda como resultado da última gestão de Iris Rezende, Goiânia foi a única cidade do estado entre as 100 mais competitivas, em ranking de competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP). A capital subiu 11 postos até chegar na 79ª posição. Os dados são referentes aos anos de 2018, 2019 e 2020.

Critérios

O ranking é referência para a criação de políticas públicas e tem elaboração do CLP em parceria com o Sebrae e a Gove – plataforma de inteligência para gestão municipal. O estudo analisa a capacidade competitiva das 411 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes.

Eixos

A análise se divide entre: sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, meio ambiente, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento e meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.