(Foto: Divulgação / Sintego)

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (Sintego), Bia Lima, respondeu nesta quarta-feira (10), em entrevista à Sagres, os apelos do governador Ronaldo Caiado para o fim da greve dos professores. “O governador pede que a gente tenha dó das crianças, mas quem tem dó dos professores?”, questionou.

Os professores estão em greve desde quarta-feira (3) contra o atraso no pagamento do salário de dezembro. Caiado pediu aos grevistas o retorno às salas de aula durante posse de 118 professores e depois em entrevista à imprensa na entrega de viaturas às unidades prisionais na sexta-feira (5) e nesta terça-feira (9) também em duas ocasiões, na entrega do balanço de 2018 ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e durante entrevista coletiva no mesmo dia. Segundo o governo, mais de 55% já dos professores já receberam dezembro.

Bia Lima afirma que 400 escolas aderiram ao movimento (o governador falou em 117 unidades paradas). De acordo com a sindicalista, participam da greve só trabalhadores que não receberam ainda. Ela reclama que o governo não cumpriu o compromisso assumido com categoria de que os 25% da receita da educação seriam geridos integralmente pela Secretaria de Educação e não mais pela Secretaria de Economia, como sempre aconteceu. Reclama também que o governo não tem mais cronograma para quitar o restante da folha. Os trabalhadores da educação realizam nova assembleia nesta sexta-feira.

Ouça a entrevista na íntegra:

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/603880374&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}