O Rio Grande do Sul (RS) vive a pior tragédia da sua história com as enchentes causadas pelas fortes chuvas que precipitam em todo o estado desde o final de abril. A Defesa Civil informou que a calamidade atingiu 458 de um total de 497 municípios de alguma forma. Então, tem mais de 2 milhões de pessoas atingidas.

Nas enchentes, 154 pessoas perderam a vida e há ainda mais de 800 com ferimentos. Até o momento, então, cerca de 618 mil pessoas tiveram que deixar suas casas em algum momento, das quais aproximadamente 538 mil estão abrigadas em casas de amigos ou parentes e 77 mil estão em abrigos públicos improvisados. Mas as autoridades ainda procuram 125 pessoas que estão desaparecidas.

O lago Guaíba subiu cerca de 5 metros e o escoamento da água está lento por causa de questões naturais do clima da região, como os ventos do oceano que jogam a água de volta para a cidade. Ainda não parou de chover e faz frio na região.

Assim, a tragédia e a evolução das suas consequências gerou no país e no mundo uma onda de solidariedade para destinar alimentos, roupas, itens de higiene pessoal, água mineral e muito mais para as vítimas da catástrofe. Ademais, confira abaixo algumas formas de ajudar!

SOS Rio Grande do Sul

A campanha SOS Rio Grande do Sul é promovida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul para levantar recursos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes. A arrecadação ocorre pela chave pix: CNPJ – 92.958.800/0001-38, em nome do Banrisul.

CUFA Nacional

A Central única das Favelas (CUFA) está mobilizada com a campanha S.O.S Chuvas Rio Grande do Sul para auxílio humanitário no estado pelo pix [email protected]

Arquidiocese de Goiânia  

A Arquidiocese de Goiânia realiza nos dias 18 e 19, Solenidade de Pentecostes, o ponto alto da campanha #SomosUm – Unidos pelo Rio Grande do Sul, com coleta de ofertas em todas as suas paróquias. Mas as paróquias também recebem água mineral, roupas de cama e agasalhos, colchões e itens de higiene pessoal.

As doações materiais serão enviadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) e a oferta será enviada pela Cúria Metropolitana de Goiânia ao Regional Sul 3 da CNBB, que atende Igrejas que estão sendo usadas como abrigos em várias cidades do RS. As doações também podem ocorrer diretamente para o Regional Sul 3 através do pix: CNPJ – 33685686001041.

Igreja Adventista do Sétimo Dia

A Agência Humanitária da Igreja Adventista do Sétimo Dia (ADRA) está com a campanha SOS Sul emergência 2024, por meio de sua Carreta Solidária. A unidade móvel já atua no auxílio humanitário em situações de desastres naturais ou emergências sociais. Você pode contribuir financeiramente com as ações pelo pix: [email protected] 

GRAD

O Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) é um voluntariado de ajuda humanitária aos animais e pessoas em circunstâncias de vulnerabilidade, que tem o apoio de instituições como o Ibama e a Polícia Federal. Você pode contribuir com a campanha para os salvamentos de emergência pelo pix: [email protected]

*Confira a veracidade de todas as ações pelos links no nome campanha

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática.

O que está acontecendo no RS?