Sonhos em campo: Tocantins sediará Brasileiro de Futebol Feminino Escolar

“Eu sonhava em ser como a Marta. Mas agora que estou jogando na zaga estou vendo muito, tendo muita referência na Mapi Leon (zagueira do Barcelona). Ela é muito boa”, contou Hemylly, a jovem de 17 anos que é capitã do time de futebol feminino do Colégio São José, de Palmas (TO).  

Ao lado das companheiras de equipe, Hemylly é uma das centenas de meninas que disputam o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Escolar, que será realizado em Palmas, capital do Tocantins, no mês de abril.  

A competição contará com delegações dos 26 estados e do Distrito Federal e irá reunir mais de 700 pessoas no total.  

A relação de Hemylly com o esporte mais popular do país começou bem cedo, como brincadeira. Aos 11 anos começou a jogar bola nas quadras da escola e alguns anos depois migrou para o futebol de campo.  

“Eu acho que comecei a ver que havia muitas lições que eu poderia tirar através do futebol pra minha vida. Pela forma de ter foco, a união que precisa ter jogando futebol. Por mais que você faça a sua parte, você tem que ter a união com o time que você joga. A primeira vez que vi eu já gostei… sempre fui fominha por bola”, contou a atleta, sobre a sua relação com o futebol.  

Leia Mais:

Equilíbrio entre esporte e estudos

Equipe concilia treinos com atividades escolares – Foto: Lennon Pereira Bezerra

Para disputar a competição nacional, a equipe precisa conciliar a rotina de estudos em tempo integral com o cronograma de treinamentos.  

“Não dá pra dizer que é fácil. Mas estamos conseguindo. A gente vem, treina final de semana, treina quando tem feriado, às vezes a gente sai um pouquinho mais cedo da escola, para treinar, e a gente tenta sempre conciliar tudo. Além do futebol tem os estudos que a gente tem que seguir em frente, a gente não pode focar só nisso, nossa vida não gira só em torno do futebol”, afirmou.  

A equipe foi construída a partir da vontade de Hemylly e do antigo professor de educação física da turma, Eduardo Teixeira. Com a possibilidade de disputar a seletiva regional para o brasileiro, a dupla reuniu meninas que jogavam no colégio e que treinavam no projeto Jogando Junto, da Associação Palmas Jovem. A equipe agora é treinada pelo educador físico Rodrigo Dias, que liderou o time na classificação para a competição nacional.  

Para a jovem atleta tocantinense, a possibilidade de participar e de sediar um campeonato de Futebol Feminino pode contribuir para o crescimento da modalidade no Tocantins.  

“Acho que vai abrir oportunidades para mais meninas acreditarem que elas ainda podem alcançar, ainda podem participar de um campeonato e crescer no futebol feminino. Como pra mim mesma, no começo eu estava bem desanimada com o futebol, estava falando para a minha mãe que ia desistir e tudo, e aí do nada surgiu essa oportunidade para mim. Acho que vai abrir portas para muitas meninas que talvez estejam desacreditadas”, afirmou.  

O Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino é classificatório para o Campeonato Mundial Escolar, a ser realizado em julho, no Marrocos. 

Sonhos são motivação

Colégio Guilherme Dourado será o representante de Araguaína – Foto: Divulgação

Para o chefe da delegação tocantinense e membro da comissão técnica do Colégio Guilherme Dourado, representante de Araguaína (norte do Tocantins), Paulo Sérgio Benedito, o sonho de cada atleta é a maior motivação para a competição.  

“Não há nada mais gratificante de que ajudar na realização, junto com elas. A gente vem sonhando com o Campeonato Brasileiro e vem trabalhando firme em busca desse título para estado do Tocantins e para colégio Guilherme Dourado. A realização da competição é uma grande oportunidade para nossos jovens que necessitam de torneios não somente no futebol de campo bem como em outras modalidades”, avaliou.  

Paulo Sérgio afirma ainda que o maior desafio é montar uma equipe para o futebol de campo, considerando a quantidade de atletas necessárias.   
 
“No nosso estado existe mais a modalidade de futsal, é mais fácil reunir 12 atletas do que 22. Mas o colégio Guilherme Dourado através do nosso diretor Mariano está dando todo suporte necessário juntamente com secretário de Educação do Tocantins, Fábio Vaz”, afirmou o professor que elogiou ainda a parceria a Secretaria de Esportes do Tocantins e com a Federação Tocantinense de Desporto Escolar e Confederação Brasileira de Desporto Escolar.

Fortalecimento da modalidade

De acordo com o presidente da Federação Tocantinense de Desporto Escolar, Lécio Guimarães, a realização da competição no Tocantins poderá contribuir com o crescimento do esporte no estado.  

“Este ano estamos vivendo o momento de Ouro do Futebol Feminino no Estado: realização do Campeonato Estadual Escolar, Campeonato Brasileiro Escolar, participação de nossas meninas no Campeonato Brasileiro A-3, inauguração do Centro de Desenvolvimento da FTF dentre outras, além dos eventos nacionais e internacionais.  As mulheres serão as grandes estrelas e protagonistas do futebol e com certeza isso vai refletir diretamente no aumento considerável de meninas no Futebol nas próximas gerações”, avaliou.  

O gestor explica ainda como foi a escolha do Tocantins para sediar a competição nacional.  

“Em 2022, nós convidamos os representantes do Governo do Estado a conhecerem e participarem do Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal, na cidade de Balneário Camboriú (SC), seletiva para o Campeonato Mundial Escolar de Futsal. Neste momento, resolvemos nos candidatar a um grande evento do Desporto Escolar e com o apoio do Governo do Estado, através do governador Wanderlei Barbosa, e da política da CBDE de descentralização dos eventos esportivos nacionais para as regiões menos favorecidas (Norte e Nordeste) conseguimos trazer esse grande evento para Palmas e para o Tocantins”, lembrou.  

Para o presidente da FTDE esse evento será um divisor de águas para o nosso Estado, pois segundo ele “se fizermos o dever de casa, vamos entrar no mapa de eventos do Desporto Escolar Nacional, tendo em vista as facilidades de logística para realização de eventos Esportivos em Palmas e a posição geográfica privilegiada do Tocantins”.  

Ainda em 2023 desporto escolar do Tocantins participará dos seguintes eventos:  

  • Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo – Brasília (DF) – 19 a 23 de Março 
  • Campeonato Brasileiro de Futebol Escolar Masculino – Recife (PE) – 16 a 23 de Maio 
  • Jogos Estudantis Brasileiros  
  • Seminário Estadual de Desporto Escolar