Na edição do Soul desta sexta-feira (7), a apresentadora Lívia Baylão recebe a psicóloga Fabiane Fagundes para uma conversa sobre as relações entre masculino e feminino e a diferença entre ser pessoa e desempenhar papéis sociais. Fabiane Fagundes fala sobre a discussão em torno do ser masculino e do ser feminino: são papéis criados pela nossa cultura ou são forças psíquicas que naturalmente existem em nós?
Segundo a psicóloga, a discussão está muito presente nas redes sociais, mas de forma errada. Pois as pessoas, entre elas muitos influencers, não possuem conhecimento sobre o conceito que está no centro da discussão. O assunto está relacionado com a energia feminina e a energia masculina. “Estão trazendo isso para um contexto de papel, como um papel masculino e um papel feminino, numa tentativa de doutrinar”, diz.
Fagundes afirma que a ideia de papéis sociais é uma forma de segregar e explica que a origem dos termos está relacionada com a psiquê.
“O Taoismo quando a gente fala de Yin e Yang já tem esse contexto de polaridades do que é dedicado ao emocional e do que é mente. E aí Jung dentro da psicologia analítica aprofundou neste tema, então anima e animus, que são energias psíquicas e que estão presentes independente de gênero. Então não tem nada a ver com gênero e por isso não tem nada a ver com papel social”, explica.
Soul
Assista a entrevista completa no Soul desta sexta-feira (7), às 20h30, pelo canal 26.1, na rádio AM 730, bem como pelo canal do youtube Sistema Sagres. Não perca! Assista todos os episódios da primeira temporada aqui!
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 3 – Saúde e bem-estar.
Leia mais: