No Soul desta quarta-feira (8), Lívia Baylão e o especialista em medicina chinesa, Ismael Pinheiro, conversam sobre o tema: “Medicina chinesa e medicina ocidental: encontros e desencontros”. Pinheiro é autor do livro “O interstício celular – onde a medicina chinesa e a medicina ocidental se encontram”.
Ismael Pinheiro relata que há muitas diferenças entre a medicina chinesa e a medicina oriental, sendo a primeira delas o fato da medicina chinesa existir há mais de cinco mil anos. “Ela foi desenvolvida dentro de um paradigma característico para a época dela e a medicina ocidental, se a gente pega o tempo cronológico, ela é muito recente, ela é de cem anos para cá”, explica.
Assim, o especialista levanta a discussão sobre a inclusão da medicina chinesa nas chamadas medicinas alternativas, destacando que ela é praticada por muitas pessoas em vários países do mundo. “Até bem pouco tempo atrás colocavam a medicina chinesa como medicina alternativa, mas hoje em dia se fala muito em complementar, que na realidade uma condição complementa a outra”, diz.
Medicina Alternativa?
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que mais da metade da população mundial pratica a medicina chinesa. A maioria, evidentemente, vive na China. “Fora os outros países como Vietnã, Japão, Índia, Indonésia que também tem essa prática muito arraigada na sua condição de saúde básica”, destaca.
Para ele, então, a medicina alternativa seria algo praticado por uma minoria, fato que ele contesta em relação à medicina chinesa. “Se a gente for utilizar esses conceitos, a medicina ocidental, por ser uma minoria, é que seria uma medicina alternativa, seria o oposto disso, mas hoje em dia a gente fala muito em complemento. Existem vantagens e desvantagens, aspectos positivos e negativos em ambas as medicinas”, conta.
Soul
A medicina chinesa é a medicina oficial da China. Então, no programa de hoje, Ismael Pinheiro fala sobre os pilares da medicina chinesa e como ela conceitua saúde e bem-estar. Assista a entrevista completa no Soul desta quarta-feira (8), às 20 horas, pelo canal da Sagres TV 26.1. Bem como na rádio AM 730 ou pelo canal do YouTube do Sistema Sagres. Não perca!
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 3 – Saúde e bem-estar.