Os memes nos fazem rir à beça, afinal divertem e distraem, em meio as tensões do dia a dia. Quando vemos um meme e choramos de rir, é comum lembrarmos da seguinte questão: “é pra isso que pago internet”. O meme vai além da diversão, e tem impulsionado o aprendizado de alunos dentro e fora da sala de aula.

Os memes enquanto ferramenta de aprendizado é o tema da Arena Repense desta semana. Jéssica Dias e Samuel Straioto tratam do assunto de forma leve e divertida com educadores que adotam a dinâmica com alunos. O programa acontece nesta quarta-feira (1), às 9 horas.

Assista ao programa

Nesta edição, a repórter Palloma Rabêllo conta história de professores e alunos que têm usado memes para se preparem para provas como o Enem e vestibulares pelo Brasil. Temas associados com atualidades e geopolítica chegam aos alunos de forma simples e acessível. Professores usam ferramentas como o Whatsapp e Instagram, por exemplo.

Essa forma criativa, interativa e diferente de dar aula, faz com que os alunos interajam mais e fiquem atentos a cada detalhe do conteúdo.

O programa

A Arena Repense é um programa do Sistema Sagres, em parceria com a Renapsi e apoio da Fundação Pró-Cerrado. A cada semana um polo da Renapsi participa, desta vez será o polo Rio Grande do Sul.

Jovens do Polo Goiás também participarão ao vivo do programa, no estúdio, fazendo perguntas aos entrevistados. A proposta é repensar esforços para cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O tema é alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), ODS 4 – Educação de Qualidade

Leia outros conteúdos da série Repense

Movimento hip hop: versos trazem esperança para jovens de periferia

Educação financeira é porta para jovens alcançarem seus sonhos