A crise na coleta de lixo em Goiânia é o tema do Pauta 1 desta terça-feira (31). As semanas que antecederam o aniversário de 90 anos da capital foram marcadas por falhas no serviço de coleta de lixo prestado pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Por isso, o programa destaca os impactos da crise instalada pelo acúmulo de resíduos por toda a cidade.

O Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) acompanha a gestão da Comurg desde 2011 em Goiânia. Nesse período, portanto, exigiu algumas políticas públicas em vista da melhora da gestão dos resíduos gerados pelos goianienses.

Entre as exigências em destaque estão a implantação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e o Plano de Coleta Seletiva. Mas, além de participar exigindo melhorias, o judiciário goiano também está fiscalizando as mudanças que partiram da própria Comurg, como a adequação do aterro sanitário para o tratamento de resíduos.

#6 | Limpeza urbana: os impactos da crise na coleta de lixo em Goiânia

*Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis.

Motivo da crise

A crise na coleta de lixo causou transtornos para os moradores e comerciantes por conta do acúmulo e o mau cheiro dos resíduos. Ela originou-se de vários fatores, dentre os quais destacam-se, sobretudo, a terceirização de serviços pela empresa e a demanda para renovar a frota de caminhões.

O Pauta 1 destaca as questões administrativas e as consequências da crise da gestão dos resíduos  que se instalou em Goiânia. Além disso, o programa aborda legislação, contratos emergenciais da Prefeitura de Goiânia, impactos da crise para o meio ambiente e alternativas para o futuro da gestão dos resíduos sob a perspectiva do consumo, da coleta seletiva, reciclagem e reutilização.

Para discutir os problemas e as possíveis alternativas, Rubens Salomão, Samuel Straioto e Lucas Xavier trazem as palavras do presidente da Comurg, Alisson Borges e recebem nos estúdios do Sistema Sagres de Comunicação o promotor de justiça especializado na área de meio ambiente e urbanismo, Juliano Barros.

Leia mais

O programa

O Pauta 1, assim como o irmão gêmeo Pauta 2, são programas semanais que partem de fatos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU. O tema surge de notícias atuais e passa a ser aprofundado em debate com jornalistas da Sagres e convidados que conversam com especialistas.

O programa segue rotina de diálogo com a audiência, autoridades públicas e privadas sobre cada assunto, além do público nas ruas de cidades brasileiras. A intenção é ampliar a discussão, além de apontar problemas e, principalmente, soluções que podem afetar diretamente as nossas vidas.

Confira edições anteriores do Pauta 1