Quem tem mais de 12 anos, sabe ler e escrever e pensa em aliar tecnologia e sustentabilidade não pode ficar de fora do Sukatech. O programa do governo do Estado está com 150 vagas abertas para os cursos gratuitos de Informática Básica, Montagem e Manutenção de Computadores e Robótica.

O período para as inscrições se encerra na sexta-feira (5), e devem ser feitas na página do programa no site da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Ademais, também é possível se inscrever pelo WhatsApp (62 4141-9800) ou presencialmente, na sede do Sukatech, no Bairro Floresta, Região Norte de Goiânia.

Foto: Secti

Para se inscrever no Sukatech, contudo, basta ser alfabetizado e ter mais de 12 anos. Há 60 vagas para o curso de Informática Básica e outras 60 para o curso de Montagem e Manutenção de Computadores, distribuídas igualmente entre os turnos matutino, vespertino e noturno.

Início na segunda-feira, 8

Para o curso de Robótica, no entanto, o programa oferece 10 vagas em cada turno. Os horários são das 8h30 às 11h30; das 14h às 17h; ou das 18h30 às 21h30.

As aulas, entretanto, são presenciais e começam já na próxima segunda-feira (8), na sede do Sukatech.

Além disso, a carga horária é de 60 horas para Informática Básica e Montagem e Manutenção de Computadores, e 120 horas para o curso de Robótica.

Conforme a Secti, todos os alunos que finalizarem a grade receberão certificado de conclusão.

Sustentabilidade

O Sukatech é um programa do governo do Estado, por meio do Goiás Social, gerido pela Secti, em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Programando o Futuro. A ação, porém, tem em sua concepção iniciativas que aliam sustentabilidade e desenvolvimento social.

Por meio do Sukatech, o governo estadual mantém um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC). O local recebe resíduos eletrônicos e realiza a reciclagem e o recondicionamento. Dessa forma, a ação contribui com a preservação do meio ambiente.

Durante os cursos de informática básica, manutenção de computadores e robótica oferecidos pelo Sukatech, os alunos aprendem, na prática, utilizando os resíduos eletroeletrônicos. Posteriormente, os eletrônicos que passam por esse recondicionamento se transformam em doações a entidades filantrópicas ou públicas.

Foto: Secti

Leia mais

Flávio Dino critica ‘faroeste digital’, após Google retirar artigo contra PL das fake News

Movimento Hip Hop está com inscrições abertas em Aparecida

Estudantes indígenas assinam compromisso com Ministério da Educação