Você já ouviu falar em urbanismo? É uma ciência que pensa a qualidade de vida para as pessoas hoje e também no futuro. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente 55% das pessoas vivem nas cidades. Em 30 anos, esse percentual deve subir para cerca de 70%. Assista à entrevista com Nicole Sadi a seguir

Uma das cobranças feitas pela população das grandes cidades é que a qualidade de vida existente nos bairros mais centralizados chegue também aos mais periféricos, garantindo assim o bem-estar a toda a população.

Para que as melhorias cheguem a todos, a arquiteta e urbanista Nicole Garrido Sadi, em entrevista à Sagres, explica que é preciso seguir o plano diretor. Um dos quesitos passa exatamente pela sustentabilidade e proteção ambiental.

”Tudo o que é ligado à proteção ambiental passa por esse urbanismo”, afirma Nicole. ”Para que não fique aquela cobertura cimentada ou com asfalto sem deixar que a água reinfiltre, ajudando a evitar os problemas de enchentes e alagamentos quando há uma incidência pluvial alta. Essa infiltração no solo é essencial”, especifica.

Goiânia, por exemplo, teve seu o novo plano diretor aprovado recentemente. O anterior era de 2007, e as discussões sobre o novo documento se iniciaram em 2017.

”[O plano diretor] Regulamentou como deve ser o crescimento da cidade, quais são os critérios para que os terrenos que estão contidos aos bairros para que essa infraestrutura cresçam, para que gente possa ter um controle de como vai ser expansão, para que não aconteça de uma forma desordenada. Criar uma integração já prevista, planejada, e não aleatória”, avalia.

Foto: Sagres TV

Leia mais