Começa nesta segunda-feira (15) e vai até o próximo dia a 21ª edição da Semana Nacional de Museus. O tema deste ano é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM).

Uma das propostas é de fazer uma reflexão sobre a importância dos museus na promoção da saúde mental, educação ambiental e inclusão social.

Outra iniciativa é de apoiar três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

São eles: Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

A intenção é de utilizar os museus como uma ferramenta de contribuição a sustentabilidade. Também se busca garantir que seus edifícios e processos sejam eficientes em termos de energia e recursos.

Práticas

Além disso, que promovam práticas de conservação e preservação dos recursos naturais e culturais.

A intenção é de que a programação resulte em benefícios ao bem-estar emocional. O propósito é que museus sejam espaços de lazer e aprendizado onde as pessoas podem se conectar com a história, a cultura e a arte.

Ao agir como mediadora de relações, a arte conecta as pessoas consigo mesmas e com suas comunidades. A arte cria um senso de pertencimento que é crucial para a saúde e o bem-estar.

O senso de comunidade e pertencimento ajuda a reduzir problemas de saúde mental.

Clique aqui e confira a programação da 21ª semana nacional de Museus