No debate realizado pelo Sistema Sagres de Comunicação, nesta quarta-feira (28), o candidato à Prefeitura de Goiânia, Talles Barreto (PSDB), disse que um de seus planos é construir mais 120 unidades de saúde na capital. O pronunciamento ocorreu na réplica do candidato à Manu Jacob (PSOL).

Na rodada, Talles foi sorteado para dirigir uma pergunta e escolheu a candidata do Psol para responder sobre o tema saúde. Ele ressaltou a falta de unidades de saúde na região Oeste da cidade e afirmou que é necessária uma análise da situação dos moradores que precisam usar os atendimentos médicos. Assim, segundo ele, será possível pensar na solução.

“É fundamental nós sabermos como vamos tratar preventivamente as pessoas que estão em casa”, defendeu.

O candidato também deu destaque ao médico da família. “A saúde da família, o médico da família e equipes são fundamentais. Recife tem hoje 1.200 equipes de médicos da família. Goiânia não tem 20% do que precisa e as pessoas estão desmotivadas”, pontuou.

Em resposta ao candidato, Manu Jacobe disse que, caso eleita, vai aumentar o repasse à rede de saúde, que atualmente é de 15%. “Nós vamos aumentar para 20%. A gente valoriza o SUS valorizando os trabalhadores nesse processo. Os que estavam na linha de frente, que inclusive perderam suas vidas, que deixaram de ir para casa durante meses para estarem na linha de frente do combate ao covid”, destacou.

Dili Zago é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Faculdade Araguaia, sob supervisão do jornalista Denys de Freitas.