Questionado no Debate Sagres, nesta quarta-feira (28), sobre suas propostas para resolver as questões hídricas da capital, Talles Barreto (PSDB) afirmou que uma das soluções é o plantio de árvores. O candidato também comentou outras propostas, como o controle da poluição e afirmou que “lixo é dinheiro”.

O tema foi levantado pela candidata Dra Cristina (PL), que questionou a proposta de Talles para resolver os problemas de alagamento nas ruas da capital. Ele respondeu dizendo que as inúmeras construções da capital, que em alguns casos estão próximas de nascentes, contribuem para os alagamentos em tempos chuvosos. Outro fator relevante, segundo ele, é o grande número de entulhos desprezados em locais indevidos.

Para solucionar esse último problema o candidato destacou a monetização do lixo. “As pessoas precisam ver que a separação do lixo é fundamental para ter uma qualidade muito melhor do meio ambiente”.

Talles também criticou a falta de fiscalização por parte da prefeitura e citou os lava-jatos como um dos principais poluidores. “Por exemplo, os postos de gasolina e os lava-jatos jogam nos nossos mananciais todos aqueles produtos que arrebentam. Não podemos deixar isso acontecer, é inadmissível”.

Dili Zago é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Faculdade Araguaia, sob supervisão do jornalista Denys de Freitas.